Topo

Gazeta promove cortes e demite cerca de 25 no departamento de jornalismo

Mauricio Stycer

05/11/2018 14h46

Stella Gontijo e Gabriel Cruz, apresentadores da Gazeta

A TV Gazeta está promovendo um corte drástico de pessoal na área de jornalismo. Cerca de 25 funcionários foram demitidos nesta segunda-feira (05), incluindo executivos, apresentadores, produtores e repórteres da emissora paulista. O corte representa cerca de 70% do departamento do jornalismo.

Entre os afastados estão Dácio Nitrini, diretor do departamento, Wagner Kotsura, chefe de redação, Sérgio Galvão, editor-chefe do "Jornal da Gazeta", Gabriel Cruz e Stella Gontijo, apresentadores.

O "Jornal da Gazeta", edição das 22h, foi extinto. O principal, a edição das 19h, permanece, mas de forma limitada, já que apenas dois repórteres foram preservados das demissões. A superintendente de Programação da Gazeta, Marinês Rodrigues, alegou razões financeiras para o corte.

Em seu perfil no Facebook, Nitrini escreveu: "Encerro hoje minha atuação profissional na TV Gazeta-SP. Saio da direção do jornalismo com cerca de 25 profissionais demitidos da Fundação Casper Libero por alegadas razões econômicas. Foram quase nove anos de trabalho com uma equipe sempre entusiasmada pelo jornalismo de qualidade da qual tenho orgulho de ter feito parte."

A Gazeta sofreu um baque recente nas receitas devido à renegociação da venda de horários para a Igreja Universal.

Em nota divulgada no final da tarde, a Gazeta confirmou os cortes, sem revelar números, e os atribuiu à necessidade de "preservar seu equilíbrio financeiro" devido a "uma forte retração no mercado publicitário". Veja abaixo a íntegra da nota:

"A Fundação Cásper Líbero comunica que está promovendo uma reestruturação interna com o objetivo de equalizar suas despesas à realidade das receitas do momento e, com isso, preservar seu equilíbrio financeiro e manter os resultados econômicos administráveis. Esta reestruturação tem foco prioritário na TV Gazeta, devido a situação macroeconômica cujos efeitos têm atingido continuamente o setor de comunicações, com uma forte retração no mercado publicitário.

O impacto desta decisão na TV Gazeta inclui a redução substancial da Central de Jornalismo, área que demanda subsídio majoritário da Fundação Cásper Líbero, incompatível com as possibilidades do momento, além de outas reduções em pessoal, colaboradores e contratos de terceiros.

Na programação, serão cancelados os boletins jornalísticos exibidos durante os programas femininos e o Jornal da Gazeta Edição das Dez.

A TV Gazeta informa que seus planos são incrementar a produção de jornalismo o mais breve possível, tão logo a situação econômica permita, com o devido apoio do mercado publicitário."

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.