Topo

Top 10: Quais são a series da TV americana que têm publicidade mais cara

Mauricio Stycer

12/10/2018 10h01


A "Advertising Age", mais conhecida publicação dedicada ao mercado de publicidade americano, divulgou esta semana o seu levantamento anual sobre o preço dos anúncios nas grandes redes de TV neste início de temporada 2018/19.

O ranking inclui 66 programas que estrearam ou voltaram ao ar no segundo semestre de 2018 nos canais ABC, CBS, NBC e Fox, além do The CW. Do total, 41 registraram redução no custo do anúncio de 30 segundos na comparação com a temporada de 2017/18. Doze séries viram o preço da publicidade aumentar e 13 permaneceram no patamar anterior. A queda no preço da publicidade atingiu os dois programas mais caros da TV – as partidas da liga de futebol americano (NFL) exibidas aos domingos (NBC) e às quintas (Fox).

Seis séries e um show de talentos (The Voice) completam o Top 10. "This is Us", exibida no Brasil pelo canal pago Fox Life, é a série com o anúncio mais caro da TV americana. O sucesso do "The Voice" pode ser medido pelo fato de que as duas exibições semanais do programa nos EUA, às segundas e terças, aparecem no Top 10. "The Big Bang Theory" subiu no ranking no momento em que está exibindo a sua última temporada. E "Grey´s Anatomy", em sua 15ª temporada, é a série mais antiga neste Top 10.

A "Ad Age" adverte que a sua pesquisa é resultado do cruzamento de informações fornecidas por seis agências de compra de mídia e que os preços devem ser vistos como "indicadores" e não o preço real que cada anunciante pagou por um spot de 30 segundos.

Os valores foram convertidos em real pela cotação do dólar em 11 de outubro (US $ 1 equivalente a R$ 3,74). O levantamento pode ser visto, na íntegra, aqui.

Preço do anúncio de 30 segundos
1. Sunday Night Football (NBC) – R$ 2.488.500,33
2. Thursday Night Football (Fox) – R$ 1.622.106,08
3. This Is Us (NBC) – R$ 1.621.313,85
4. The Big Bang Theory (CBS) – R$ 1.068.506,76
5. Empire (Fox) – R$ 850.122,33
6. Young Sheldon (CBS) – R$ 797.962,68
7. The Voice (às segundas, NBC) – R$ 794.532,20
8. Grey´s Anatomy (ABC) – R$ 765.287,22
9. The Conners (ABC) – R$ 751.359,80
10. The Voice (às terças, NBC) – 721.744,87

Veja também
Com 10 indicações ao Emmy, a popular "This Is Us" chega à TV paga no Brasil

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.