Topo

Detetive Vê TV: Figurante atua em pegadinhas de Silvio Santos e João Kleber

Mauricio Stycer

26/07/2018 13h19

As câmeras escondidas fazem a alegria do público desde os primórdios da televisão (o "Candid Camera" é de 1948!) e têm longa tradição no Brasil. Atração importante na grade dominical, atualmente as pegadinhas ajudam a levantar a audiência do "Programa Silvio Santos", no SBT, e do "João Kleber Show", na RedeTV!

Talvez o espectador não saiba, e lamento ter que informá-lo a respeito, mas nem toda pegadinha é real. Muitas vezes, ela é forjada com a ajuda de atores contratados. São figurantes que ganham pequenos cachês (R$ 100, ou menos) para atuarem em cenas engraçadas.

O "detetive" Denis Freitas, um grande fã do gênero, identificou uma mesma figurante atuando em duas pegadinhas.

Na primeira, exibida por Silvio Santos, ela é vítima de um golpe – a barraquinha onde compra um cachorro-quente desaparece enquanto ela dá as costas para buscar um caldo de cana em um quiosque.

Na segunda, ela é uma das passantes que se revolta ao ouvir uma conversa telefônica, na qual um sujeito elogia a sorte ("que rabo!") de um amigo no exato instante em que ela passa por ele.

Agradeço ao Denis Freitas pela colaboração.

Veja também
"Pegadinha" de Sacha Baron Cohen causa renúncia de deputado nos EUA

Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.