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Serviços de streaming superam TV paga na Inglaterra pela primeira vez

Mauricio Stycer

18/07/2018 10h44


Relatório anual do Office of Communications, ou Ofcom, o órgão regulador do mercado de comunicações no Reino Unido, chama a atenção para uma drástica mudança de hábitos no consumo audiovisual dos britânicos. Pela primeira vez na história, o número de assinantes de serviços de streaming (Netflix, Amazon e Sky Now TV), 15,4 milhões, superou o total de assinantes de pacotes de TV por assinatura, que está em 15,1 milhões. Os números, divulgados nesta quarta-feira (18), se referem a 2017.

A pesquisa do órgão indica ainda outros dois sinais preocupantes. Primeiro, o investimento feito pelos canais BBC, ITV, Channel 4 and Channel 5 em novos programas, de 2,5 bilhões de libras (cerca de R$ 12,5 bilhões), foi o mais baixo nos últimos 20 anos. O pico, ocorrido em 2004, foi de 3,4 bilhões (cerca de R$ 17 bilhões).

E, segundo, o tempo médio diário de consumo de televisão nos canais tradicionais, três horas e 22 minutos, caiu nove minutos em relação ao ano anterior – e 38 minutos desde 2012. O tempo total de consumo de TV, incluindo cabo e streaming, está estável em cinco horas e um minuto.

Entre as pessoas de 16 a 34 anos, no entanto, o consumo médio diário de televisão foi de quatro horas e 48 minutos – e menos da metade, duas horas e 11 minutos, nos tradicionais canais de TV.

Um resumo da pesquisa do Ofcom pode ser lido aqui (em inglês).


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Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.