Serviços de streaming superam TV paga na Inglaterra pela primeira vez
Relatório anual do Office of Communications, ou Ofcom, o órgão regulador do mercado de comunicações no Reino Unido, chama a atenção para uma drástica mudança de hábitos no consumo audiovisual dos britânicos. Pela primeira vez na história, o número de assinantes de serviços de streaming (Netflix, Amazon e Sky Now TV), 15,4 milhões, superou o total de assinantes de pacotes de TV por assinatura, que está em 15,1 milhões. Os números, divulgados nesta quarta-feira (18), se referem a 2017.
A pesquisa do órgão indica ainda outros dois sinais preocupantes. Primeiro, o investimento feito pelos canais BBC, ITV, Channel 4 and Channel 5 em novos programas, de 2,5 bilhões de libras (cerca de R$ 12,5 bilhões), foi o mais baixo nos últimos 20 anos. O pico, ocorrido em 2004, foi de 3,4 bilhões (cerca de R$ 17 bilhões).
E, segundo, o tempo médio diário de consumo de televisão nos canais tradicionais, três horas e 22 minutos, caiu nove minutos em relação ao ano anterior – e 38 minutos desde 2012. O tempo total de consumo de TV, incluindo cabo e streaming, está estável em cinco horas e um minuto.
Entre as pessoas de 16 a 34 anos, no entanto, o consumo médio diário de televisão foi de quatro horas e 48 minutos – e menos da metade, duas horas e 11 minutos, nos tradicionais canais de TV.
Um resumo da pesquisa do Ofcom pode ser lido aqui (em inglês).
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