Topo

Viva perde a chance de atualizar busca por desaparecidos em Explode Coração

Mauricio Stycer

05/07/2018 13h52


Um dos orgulhos da carreira de Gloria Perez, "Explode Coração" (1995-96) desenvolveu uma marcante ação de merchandising social de busca de crianças desaparecidas. Por meio da história de Odaísa (Isadora Ribeiro), cujo filho havia desaparecido, a novela deu tratamento jornalístico à situação.

As chamadas Mães da Cinelândia, no Rio, que enfrentavam drama semelhante à da personagem, deram depoimentos em meio a cenas da ficção. Além de falar insistentemente do assunto, "Explode Coração" também exibia fotos de crianças desaparecidas e ofereceu um número de telefone para informações. A novela ajudou a localizar 65 crianças desaparecidas.

Por tudo isso, a reprise de "Explode Coração", em exibição no Viva, decepcionou o leitor Ricardo Hanser. Ele considera que o tema, "brilhantemente abordado", merecia um tratamento mais cuidadoso do canal pago do Grupo Globo.

"Na reprise, me chama atenção a falta de atualização das informações. Os telefones úteis ainda tem sete dígitos e não fica claro se algumas daquelas crianças foram ou não encontradas. Eu, sinceramente, acho que não seria tão dispendioso para o Grupo Globo atualizar essas informações e continuar prestando um grande serviço à população", escreveu.

É verdade que haveria dificuldade com as cenas inseridas no meio da novela, mas não faltariam opções ao canal, caso tivesse interesse. Não apenas concordo com Hanser, como acrescento que o Viva poderia ter usado o seu portal na internet, também, com este fim. O que não foi feito.

Questionei o canal, que respondeu: "Sobre as informações apresentadas na valiosa campanha por crianças desaparecidas em 'Explode Coração', não editamos acreditando na relevância do conteúdo, mesmo que desatualizado com o tempo, para o contexto".

Com todo respeito, é uma resposta muito decepcionante. O canal perdeu uma grande chance com esta reprise.

Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.