Topo

“O Outro Lado” supera nove novelas, mas não deve alcançar “Avenida Brasil”

Mauricio Stycer

27/04/2018 05h01

A novela alcançou o seu pico na semana do julgamento e prisão do delegado Vinícius

A pouco mais de duas semanas do fim, "O Outro Lado do Paraíso" já pode festejar o fato de ter registrado audiência superior às últimas nove novelas das 21h da Globo. Com média acumulada, até o capítulo 155, de 37,6 pontos em São Paulo, a trama de Walcyr Carrasco deixou para trás todos os folhetins exibidos entre "A Força do Querer" (2017) e "Salve Jorge" (2012-13).

A lista inclui, entre outros, "Amor à Vida" (2013-14), a primeira experiência de Walcyr Carrasco neste horário (veja a lista completa abaixo).

A grande questão, que estimulou a imaginação dos fãs de novela e pesquisadores, é se "O Outro Lado do Paraíso" seria capaz de ir ainda mais longe e alcançar ou superar "Avenida Brasil" (2012). Faltando apenas 12 capítulos para acabar, é possível afirmar que isso não acontecerá.

Para chegar à média de 38,9 pontos da novela de João Emanuel Carneiro, "O Outro Lado do Paraíso" precisaria dar um salto de audiência muito grande. Para alcançar "Avenida Brasil" teria que saltar para médias de 46 a 49 pontos nas últimas três semanas, o que parece pouco provável. Na última semana, a novela registrou média de 41,7 pontos.

Uma análise dos números do Ibope mostra que a novela de Walcyr Carrasco registrou o seu auge no final de fevereiro, com a conclusão da segunda vingança de Clara (Bianca Bin) – a revelação de que o delegado Vinicius (Flavio Tolezani) abusou meninas menores de idade, incluindo a enteada. Naquela semana, entre 19 e 24 de fevereiro, "O Outro Lado do Paraíso" registrou média de 41,88 pontos.

De lá para cá, oscilou entre médias semanais de 39,43 (na semana da Páscoa, entre 26 e 31 de março) e 41,7 pontos (a última semana). São números excelentes, claro. Mas mostram que perdeu um pouco o fôlego mostrado até o fim de fevereiro.

"O Outro Lado do Paraíso" deve terminar com média perto de 38 pontos – um bom crescimento em relação à média final de "A Força do Querer" (35,7 pontos). Mas o feito de Glória Perez é ainda mais impressionante – a sua novela sucedeu "A Lei do Amor", que terminou com 27,16 pontos de média. Ou seja, "A Força do Querer" elevou a audiência média do horário em mais de oito pontos.

Agradeço ao pesquisador Fabio Dias pela ajuda com estes números.

Média final de audiência em São Paulo
A Força do Querer: 35,7 pontos
A Lei do Amor: 27,16
Velho Chico: 28,97
A Regra do Jogo: 28,48
Babilônia: 25,45
Império: 32,71
Em Família: 29,63
Amor à Vida: 35,51
Salve Jorge: 33,96
Avenida Brasil: 38,9
Fina Estampa: 39,2

Veja também
Salto no Ibope de A Força do Querer não acontecia no horário desde 2003
Entregando a vingança que o público quer ver, Outro Lado bate recordes seguidos

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.