Topo

Record elege telejornal local como “bode expiatório” de erro feito na grade

Mauricio Stycer

27/01/2018 13h56


Durou apenas seis meses uma mudança importante que a Record fez em sua programação. Em 25 de julho de 2017, a emissora cortou drasticamente a duração do "Cidade Alerta" (de três horas para 90 minutos), inaugurou uma nova faixa de novelas (com a reprise de "Os Dez Mandamentos") e estreou um telejornal local ("SP Record") apresentado por Carla Cecato (imagem acima).

O esvaziamento do jornal policial, uma atração com bons números de audiência, mas baixo faturamento comercial, parecia sinalizar um esforço da Record em qualificar mais a sua programação.

Os números do Ibope deixaram claro, de imediato, o impacto causado pela mudança. A emissora perdeu bastante com a redução do "Cidade Alerta" – mas isso era esperado.

Nesta segunda-feira (29), a grade da Record volta a ter a estrutura anterior à mudança. O "SP Record" foi extinto, a nova faixa de novelas também e o "Cidade Alerta" volta a ter três horas de duração. Com o fim de "Belaventura", a reprise de "Os Dez Mandamentos" passa a ocupar um horário mais nobre – estava indo ao ar às 18h15, agora vai às 19h45.

O que toda esta mudança sinaliza? Na minha opinião, a emissora não entendeu que a reprise da novela bíblica pode ter sido o maior erro da grade lançada no final de julho de 2017. "Os Dez Mandamentos" voltou ao ar apenas um ano depois de ter sido exibida – um intervalo de tempo muito pequeno para uma experiência destas.

Ao optar pelo fim do "SP Record" e adiar a produção da novela que substituiria "Belaventura", colocando a reprise da novela bíblica em horário nobre, a Record parece estar considerando o telejornal local como o "bode expiatório" do fracasso desta experiência com uma grade nova. É uma pena que pense assim.

Em 25 de julho de 2017, a Record estreou esta grade

16h45 – Cidade Alerta
18h15 – Os Dez Mandamentos
19h15 – SP Record
19h45 – Belaventura
20h45 – Apocalipse

Em 29 de janeiro de 2018, ficará assim

16h45 – Cidade Alerta
19h45 – Os Dez Mandamentos
20h45 – Apocalipse

Veja também

Básico e sem a intenção de inovar, "SP Record" busca ser útil ao espectador
Carla Cecato se despede de telejornal na Record sem avisar que é o último

Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.