Topo

Com penúltimo capítulo morno, A Força do Querer guarda trunfos para o final

Mauricio Stycer

19/10/2017 23h02


No ritmo em que "A Força do Querer" vinha em sua última semana, era natural esperar um penúltimo capítulo eletrizante. Não foi o que aconteceu. O episódio desta quinta-feira (19) pode ser classificado, na melhor das hipóteses, como morno. Para não dizer frio.

O grande acontecimento do capítulo foi a descoberta por Zeca (Marco Pigossi) de que Ruyzinho é seu filho. Ao tirar a fralda da criança, Nazaré (Luci Pereira) viu a marca de nascença da família. "Zeca, esse menino é seu filho", gritou. "É a nossa marca", completou Abel (Tonico Pereira).

Zeca chegou a ficar indignado com Ritinha (Isis Valverde) por esconder esta notícia dele. Mas, sempre bonzinho (ou otário), logo já estava propondo à sereia criarem juntos a criança em Parazinho. "Querer, não quero, pelo que você fez comigo. Mas, para ter meu filho perto de mim, tô disposto", disse ele.

Já a chapa de Rubinho (Emílio Dantas) esquentou. Diante de Sabiá (Jonathan Azevedo), ele apontou uma arma para Aléssia (Hylka Maria), a mulher do chefe do tráfico. E disse para ela avisar Bibi (Juliana Paes): "Quer pensão, vai traficar. O recado é esse".

Antes, Sabiá havia oferecido a Bibi o posto de rainha do Morro Velho. "Tô fora", respondeu ela, indo embora. Ao longo de todo o capítulo, a ex de Rubinho tentou conseguir um emprego, sem sucesso. A fama de Perigosa queimou o seu filme. Numa cena comovente, ela disse para Dedé (João Bravo) que errou ao seguir Rubinho. "Você não vai ser mais bandida?", perguntou o menino.

O capítulo também mostrou os últimos momentos de Ivan (Carol Duarte) antes da cirurgia de remoção dos seios. "É difícil se despedir, Zu. Eu tô me despedindo da Ivana", disse Joyce (Maria Fernanda Cândido). De barba, Ivan viu Claudio (Gabriel Stauffer) na praia, mas fugiu para não encontrá-lo.

Num momento cômico. Eurico (Humberto Martins) finalmente descobriu que Nonato (Silvero Pereira) é, também, a cantora Elis Miranda. "Canta bem. Que artista!", elogiou o advogado, antes de se dar conta que o seu motorista é, também, uma artista.

O capítulo terminou com Bibi na delegacia. Ela resolveu confessar, diante de Dantas (Edson Celulari) e Caio (Rodrigo Lombardi), que foi a autora do incêndio no restaurante. É o primeiro passo para a sua redenção.

Resta esperar, nesta sexta-feira (20), a resolução de uma infinidade de situações e conflitos que o público acompanhou com muito interesse por mais de seis meses. A Globo promete um capítulo de duas horas de duração. Vai ter muita coisa para mostrar.

Audiência: Dados do Ibope indicam que o penúltimo capítulo de "A Força do Querer" registrou média de 48,8 pontos em São Paulo, o recorde da novela. A maior audiência antes desta havia ocorrido no capítulo de terça-feira (17), com 46,2 pontos (agradeço ao Rick Souza pelos números).

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.