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Três semanas após acordo com a Simba, Record é a mais beneficiada no Ibope

Mauricio Stycer

04/10/2017 04h01


Três semanas depois de voltarem a ser vistas pelos assinantes da Net, os canais que formam a Simba observam impactos diferentes sobre a audiência. Confirmando uma tendência inicial, observada após cinco dias, a Record é a mais beneficiada até agora, seguida pela RedeTV!. A nova situação não afetou muito o SBT, confirmando a ideia de que o seu público tem menos acesso à TV paga.

Comparando o Ibope das três semanas anteriores, de 14 de agosto a 10 de setembro, com as três semanas pós-acordo, entre os dias 11 de setembro e 1º de outubro, a Record viu sua audiência em São Paulo crescer na faixa das 24h de uma média de 4,5 pontos para 5,4 (+19%), enquanto o SBT foi de 5,7 para 5,8 (+1%) e a RedeTV! foi de 0,6 para 0,7 (+13%). A Globo caiu de 14,4 para 14,1 (-2%) e a Band estacionou em 2 pontos, enquanto os canais pagos foram de 8,9 para 8,3 (-7%).

Na faixa das 7h à 0h, as proporções são parecidas. A Record cresceu de 5,8 para 6,8 pontos (18%), enquanto o SBT caiu de 6,6 para 6,5 (- 0,4%) e a RedeTV! foi de 0,7 para 0,8 (+11%). A Globo registrou pequena perda, indo de uma média de 17,6 para 17,3 (-2%), a Band foi de 2,5 para 2,6 (+1%) e os canais pagos caíram de 10,3 para 9,6 (-7%).

A Record registrou um boom de audiência no final de semana de 16 e 17 de setembro, por causa da cobertura relacionada à morte e ao velório de Marcelo Rezende. Mas o impacto dos números alcançados nestes dois dias, diluídos ao longo de três semanas, não chega a distorcer as médias.

Ano bom para Globo e Record no mercado nacional

Uma outra série de dados compara o desempenho nos primeiros nove meses do ano das principais emissoras de TV aberta no chamado PNT (Painel Nacional de Televisão), que reúne a audiência de 15 grandes centros urbanos.

Entre janeiro e setembro, na faixa das 7h à 0h, a Globo acumula média de audiência de 17,2 pontos – o seu melhor resultado, neste período, desde 2012, quando registrou média de 17,3. A Record acumula média de 6,9 pontos – o seu melhor resultado desde 2011, quando marcou média de 7,1. Já o SBT está com uma média 6,3 pontos, inferior ao resultado do ano passado, em que marcou 6,7 pontos nos primeiros nove meses do ano.

Já para os canais pagos, estes primeiros nove meses de 2017 são os melhores da história, com média de 11,7 pontos – um décimo acima do resultado neste mesmo período de 2016. Band (com média de 1,9) e RedeTV! (0,5) registram seus piores resultados desde 2001.

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Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

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