Topo

TV Brasil cancela seu único programa sobre TV e prepara um novo sobre mídia

Mauricio Stycer

14/09/2017 05h01


No embalo das mudanças realizadas após a troca de gestão da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), em 2016, a TV Brasil confirmou esta semana o cancelamento do "Ver TV", apresentado por Laurindo Leal Filho. Exibido desde fevereiro de 2006, era o único programa no ar com a proposta de debater o conteúdo e a qualidade da programação exibida pela televisão.

O "Ver TV" não era gravado havia quase um ano, mas a TV Brasil vinha exibindo reprises. Agora, nem mais. O cancelamento foi justificado, em nota enviada ao blog, "em função da grave restrição orçamentária pela qual passa a EBC". E mais: "Só neste ano, o orçamento da empresa sofreu um contingenciamento de 43%, o que tem forçado a direção a fazer ajustes e cortes na programação."

Outro programa antigo de debate sobre mídia, o "Observatório da Imprensa na TV", apresentado por Alberto Dines, foi cancelado em dezembro de 2016.

Para manter o assunto em sua grade, a TV Brasil informa que está desenvolvendo uma nova atração, "Mídia em Foco", a ser apresentado por Paula Abritta (imagem no alto), jornalista da própria empresa.

Será um programa de 26 minutos, a metade do tempo do "Ver TV", com a proposta de "acompanhar tudo o que envolve os meios de comunicação: a história, a influência na sociedade, as novas tendências, a evolução das tecnologias e a convergência das mídias".

O programa "Mídia em Foco" ainda não tem data de estreia definida, mas a TV Brasil pretende lançá-lo ainda em 2017.

Em tempo: Na condição de crítico de televisão, participei de alguns debates do "Ver TV", sempre sobre temas relevantes e com pluralidade de vozes. Lamento pelo fim do programa.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.