Topo

No “Fantástico”, índios atiram flechas em alvo com a cara de Temer

Mauricio Stycer

11/09/2017 00h48


O "Fantástico" exibiu neste domingo (10) uma ampla reportagem de Ernesto Paglia sobre a intenção do governo federal de extinguir a Renca (Reserva Nacional de Cobre e Associados), localizada em territórios do Pará e do Amapá.

O repórter esteve no Amapá, mostrou diferentes garimpos ilegais realizados dentro da reserva, ouviu especialistas sobre o assunto e tentou entender os planos do governo.

No momento mais inusitado, Paglia visitou a tribo dos Waiãpi, estabelecida dentro da Renca, e contou que os índios estão "nervosos, chateados mesmo" pelo fato de não terem sido consultados sobre a extinção da reserva.

"Quando nós perguntamos, eles responderam com uma dança de guerra", explicou Paglia. "Improvisaram um desenho do presidente Michel Temer num pedaço de isopor e descarregaram flechas."

Seguiu-se, então, um coro de "fora Temer" gritado na língua deles, mas com legenda em português.

Veja também
Após críticas, governo anuncia condições para mineração em área extinta

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.