Topo

Youtuber supera astros da TV em pesquisa sobre quem influencia os jovens

Mauricio Stycer

10/09/2017 12h46


O grau de interesse dos jovens por figuras públicas é constantemente medido por pesquisas e análises de dados de audiência. Trata-se de uma métrica importante para o mercado publicitário, com impacto em toda cadeia produtiva da mídia.

Realizada pela terceira vez, a pesquisa "Os Influenciadores – quem brilha na tela dos jovens brasileiros" reitera a tendência já percebida nas duas primeiras versões. A saber, que os youtubers rivalizam com apresentadores e atores da televisão na preferência deste segmento do público.

A novidade é que, pela primeira vez, o ranking é liderado por uma figura oriunda do You Tube: Whindersson Nunes. Na pesquisa divulgada há um ano, ele aparecia em segundo lugar, atrás de Luciano Huck.

Aos 22 anos, o jovem e bem-humorado youtuber tem cerca de 23 milhões de inscritos em seu canal no YouTube e 14,2 milhões de seguidores no Instagram. Ele é frequentemente requisitado para participações na TV e, em 2016, chegou a protagonizar um quadro no "Fantástico".

Em segundo lugar na pesquisa, aparece Rodrigo Faro, seguido por Lázaro Ramos, Taís Araújo e Flavia Calina. Em 2016, os primeiros cinco da lista foram Huck, Whindersson, Leon e Nilce (Coisa de Nerd) , Danilo Gentili e Taís Araújo.

Realizada pela empresa Provokers para o Google e o "Meio & Mensagem", a pesquisa ouviu 2,5 mil pessoas entre 14 e 34 anos, das classes ABC, das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país.

Os atributos mais valorizados pelos entrevistados são originalidade (15%), senso de humor (14%), autenticidade (12%) e inteligência" (10%).

No Top 10 de 2017, há cinco youtubers e cinco nomes da TV – e apenas três deles, Whindersson, Taís Araújo e Julio Cocielo apareceram entre os 10 mais no levantamento de 2016.

Top 20
1. Whindersson Nunes
2. Rodrigo Faro
3. Lázaro Ramos
4. Taís Araújo
5. Flavia Calina
6. Juliana Paes
7. Paolla Oliveira
8. Julio Cocielo
9. Felipe Castanhari
10. Felipe Neto
11. Rodrigo Hilbert
12. Kéfera
13. Wagner Moura
14. Lucas Lira
15. Grazi Massafera
16. Bia (Boca Rosa)
17. Christian Figueiredo
18. Marina Ruy Barbosa
19. Bruna Marquezine
20. Camila Coelho

O resultado da pesquisa em 2016 pode ser visto aqui.

Veja também

Quer ser um Whindersson? Livro mostra que sucesso nas redes é para poucos

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.