Topo

Fechado acordo com TVs pagas, restam dúvidas, antenas e bravatas da Simba

Mauricio Stycer

08/09/2017 22h43


No intervalo de dez dias, as duas principais operadoras de TV paga anunciaram acordos com as emissoras que formam a Simba, dando fim a um impasse que durou mais de cinco meses. Depois da Sky, em 30 de agosto, nesta sexta (08) foi a vez da Claro (inclui a Net) comunicar um acerto com Record, SBT e RedeTV!.

A Simba foi criada com o objetivo de conseguir remuneração das operadoras pelos sinais das três emissoras. Os acordos sugerem que um valor foi acertado, mas os detalhes não foram informados.

Uma questão fundamental é saber se as empresas vão repassar para os assinantes o valor que concordaram em pagar para as emissoras.

Desde o rompimento, Record, SBT e RedeTV! contavam que os assinantes fossem pressionar as operadoras para que aceitassem fazer um acordo. Isso não ocorreu. Restou, então, às próprias emissoras usarem as suas armas.

Em abril, telejornais de Record e RedeTV! fizeram reportagens com viés crítico sobre a Sky. Ambas abordaram reclamações de usuários, a dificuldade de cancelar assinaturas, a falta de qualidade do serviço e a queda no número de assinantes.

O âncora Boris Casoy, no "RedeTV News", chegou a dizer: "Se você, amigo telespectador, amiga telespectadora, tem muitos pecados, basta assinar a Sky. Você vai pagar por todos eles".

Em maio, Patrícia Abravanel divulgou um vídeo no qual Silvio Santos, debochado, ensina os espectadores a "se livrar do cabo" adquirindo uma antena digital.

Restam estas lembranças e, para quem comprou, a antena. O que fazer com ela agora?

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.