Topo

Série do SPTV sobre a Independência começa falando do bigode de Caio Castro

Mauricio Stycer

04/09/2017 14h20


Com a proposta de "refazer o caminho de Dom Pedro I rumo à proclamação da Independência do Brasil, há 195 anos, do Rio a São Paulo," o "SPTV 1" estreou nesta segunda-feira (4) uma série protagonizada por Marcio Canuto. Em quatro episódios, o especial será concluído na quinta-feira, dia 7.

O resultado deste primeiro episódio ficou distante da intenção anunciada. É verdade que o repórter começou o trabalho entrevistando Regina Dantas, historiadora do Museu Nacional, onde era o palácio real, e Laurentino Gomes, jornalista, autor de "1822", um best-seller sobre o assunto.

Na sequência, por mais de quatro minutos, ou 40% do tempo da reportagem, Canuto divertiu-se conversando com os autores e os protagonistas da novela "Novo Mundo", que a Globo exibe no horário das 18h30.

A trama se passa justamente no período do Independência, e tem Caio Castro no papel de d. Pedro. Mas e daí? Ao oferecer o microfone para o ator discorrer sobre a dificuldade em cultivar o bigode durante a novela, o "SPTV" ficou com cara de "Vídeo Show" e sua série jornalística virou promoção do entretenimento da emissora.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.