Topo

A Casa lembra novela fracassada e elimina 19 participantes de uma só vez

Mauricio Stycer

01/09/2017 00h56

É famosa a história de "Anastácia, a Mulher sem Destino", novela que a Globo exibiu em seus primórdios, em 1967. Escrita pelo ator Emiliano Queiróz, a trama não estava agradando o público, o que levou a emissora a convocar Janete Clair (1925-1983) para salvá-la. A solução da autora foi inventar um terremoto, que matou quase uma centena de personagens – apenas quatro sobreviveram.

Um expediente semelhante, mas com menos vítimas, foi usado por Silvio de Abreu em "Torre de Babel" (1998). Como a novela não vinha alcançando boa aceitação, o autor providenciou a explosão de um shopping center, matando vários personagens, incluindo um casal de personagens lésbicas.

Nesta quinta-feira (31), o reality "A Casa", da Record, recorreu a um truque semelhante para acelerar o seu andamento. O programa começou em 27 de junho com 100 participantes. A cada episódio, alguns eram eliminados e outros desistiam. Ao chegar ao 20º episódio, ainda havia 23 candidatos na casa.

O problema é que a emissora marcou o fim do reality para a próxima terça-feira (5). O que fazer com tantos participantes? A solução foi uma eliminação em massa, meio sem critério, ao longo do programa desta quinta.

No total, foram expulsos 19 candidatos, no que deve configurar um recorde brasileiro, talvez mundial, de eliminações num mesmo episódio de um reality show. Sobraram apenas quatro para a final.

O apresentador Marcos Mion ainda tentou animar o público. "A reta final do jogo é eletrizante", disse. Acho que ninguém acreditou.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.