Topo

Mudam os candidatos, mas o “MasterChef” continua igual... e fascinante

Mauricio Stycer

23/08/2017 00h58


Melhor e mais rentável atração que a Band exibe desde 2014, o "MasterChef" chegou ao final mais uma vez nesta terça-feira (22) para recomeçar dentro de duas semanas. Entre o último episódio da quarta temporada e a estreia da segunda versão do Profissionais, a emissora exibirá um documentário sobre… o "MasterChef".

O reality culinário se tornou, assim, inescapável na grade da emissora.

Acho surpreendente que, mesmo sem mudar nada, o programa permaneça fazendo sucesso e mobilizando o público. Reconheço que cheguei a imaginar que a Band estava queimando o formato com esta sua insistência em se agarrar ao "MasterChef" como tábua de salvação.

Em março de 2016, na estreia da terceira temporada, escrevi que os jurados estavam privilegiando o show, transformando suas performances em exibições teatrais e se arriscando a cansar o público. Minha previsão estava errada.

Há algo de fascinante nesta repetição. Mudam os candidatos, mas tudo continua igual e divertido. O trio de jurados, a mecânica do programa, os detalhes que irritam, o nervosismo forçado, a torcida por uns e a rejeição por outros. É tudo sempre como na semana anterior – e a gente continua vendo e achando bom.

Até quando? Não me arrisco mais a dizer. Está claro que o "MasterChef" é, por assim dizer, uma vítima do seu sucesso. E carrega esta responsabilidade por conta da dificuldade que a Band vem tendo para encontrar outras âncoras para a sua programação.

Mas enquanto Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça continuarem nos entretendo com este teatro semanal e emitindo julgamentos severos com cacoetes que amamos odiar, está tudo bem.

Em tempo: A vencedora do programa foi a candidata Michele Crispim, superando a favorita Deborah Werneck em uma final emocionante. Mas o resultado, na prática, é o que menos importa. Daqui a duas semanas, já teremos nos esquecido disso – e tudo vai recomeçar.

Audiência: A final do "MasterChef" registrou média de 8 pontos em São Paulo, o melhor resultado da temporada. O programa chegou a ter pico de 10 pontos e deixou a Band na liderança do Ibope por 51 minutos.

Veja também
Deborah faz três farofas na final do "MasterChef" e vira meme
Michele bate Deborah e é campeã do "MasterChef": "Prova da força da mulher"

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.