Mudam os candidatos, mas o “MasterChef” continua igual... e fascinante
Melhor e mais rentável atração que a Band exibe desde 2014, o "MasterChef" chegou ao final mais uma vez nesta terça-feira (22) para recomeçar dentro de duas semanas. Entre o último episódio da quarta temporada e a estreia da segunda versão do Profissionais, a emissora exibirá um documentário sobre… o "MasterChef".
O reality culinário se tornou, assim, inescapável na grade da emissora.
Acho surpreendente que, mesmo sem mudar nada, o programa permaneça fazendo sucesso e mobilizando o público. Reconheço que cheguei a imaginar que a Band estava queimando o formato com esta sua insistência em se agarrar ao "MasterChef" como tábua de salvação.
Em março de 2016, na estreia da terceira temporada, escrevi que os jurados estavam privilegiando o show, transformando suas performances em exibições teatrais e se arriscando a cansar o público. Minha previsão estava errada.
Há algo de fascinante nesta repetição. Mudam os candidatos, mas tudo continua igual e divertido. O trio de jurados, a mecânica do programa, os detalhes que irritam, o nervosismo forçado, a torcida por uns e a rejeição por outros. É tudo sempre como na semana anterior – e a gente continua vendo e achando bom.
Até quando? Não me arrisco mais a dizer. Está claro que o "MasterChef" é, por assim dizer, uma vítima do seu sucesso. E carrega esta responsabilidade por conta da dificuldade que a Band vem tendo para encontrar outras âncoras para a sua programação.
Mas enquanto Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça continuarem nos entretendo com este teatro semanal e emitindo julgamentos severos com cacoetes que amamos odiar, está tudo bem.
Em tempo: A vencedora do programa foi a candidata Michele Crispim, superando a favorita Deborah Werneck em uma final emocionante. Mas o resultado, na prática, é o que menos importa. Daqui a duas semanas, já teremos nos esquecido disso – e tudo vai recomeçar.
Audiência: A final do "MasterChef" registrou média de 8 pontos em São Paulo, o melhor resultado da temporada. O programa chegou a ter pico de 10 pontos e deixou a Band na liderança do Ibope por 51 minutos.
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