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Pesquisa comprova que idade influencia o consumo compulsivo de séries de TV

Mauricio Stycer

11/08/2017 11h31


O chamado "binge watching", ou a prática de assistir a muitos episódios de uma série de uma só vez, é um hábito que muda de intensidade de acordo com a idade. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos com dois mil adultos, entre 18 e 65 anos, mostrou que os mais jovens são os principais adeptos do hábito (veja a tabela abaixo).

Apenas 14% dos entrevistados fazem "binge watching" diariamente – são os chamados "heavy bingers". Entre estes 31% têm entre 18 e 24 anos e 27% estão na faixa dos 25 a 34.

O principal universo é formado pelos usuários que fazem "binge watching" pelo menos uma vez por mês, mas não diariamente. Eles representam 51% da mostra e, neste caso, a idade não afeta tanto a prática. O principal grupo que se classifica desta forma tem entre 35 e 44 anos (24%).

Os usuários que fazem "binge watching" menos de uma vez por mês representam 21% da mostra – sendo que, entre eles, 14% nunca fazem isso. São os usuários entre 55 e 65 anos que estão em primeiro lugar entre os que não têm esta prática.

"O fato de que 31% dos 'heavy bingers têm entre 18 e 34 anos ilustra como os hábitos dos 'millenials' são diferentes dos das gerações mais velhas", observa Michael Greeson, presidente e analista principal da empresa TDG, que realizou a pesquisa.

Em tempo: A imagem que ilustra este texto é de Penny Hofstadter, personagem da série "The Big Bang Theory", vivida por Kaley Cuoco.

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Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.