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Só Globo cresceu no Ibope nos primeiros 7 meses de 2017 em SP e no país

Mauricio Stycer

09/08/2017 04h01


Dados do Ibope referentes aos primeiros sete meses de 2017, comparados com período idêntico do ano anterior, mostram que somente a Globo, entre as principais emissoras de TV aberta, teve crescimento de audiência em São Paulo.

A emissora registrou média de 16 pontos na faixa das 7h à 0h, contra 15 no mesmo período de 2016. A Record, com 7 pontos, e o SBT, com 6, mantiveram as médias do ano passado. A Band recuou de 3 para 2 pontos.

Já no período de 24 horas (das 6h às 5h59), a Globo manteve a sua média, de 13 pontos, enquanto Record e SBT caíram de 6 para 5 pontos.

É preciso levar em conta que, desde 29 de março, os sinais de Record, SBT e RedeTV! estão fora dos pacotes das principais operadoras de TV paga em São Paulo e Brasília, o que acarretou em perda de audiência para as três. O resultado teria sido, portanto, um efeito da criação da Simba, a empresa que reúne estas três emissoras?

Os dados do PNT (Painel Nacional de Televisão) rebatem esta hipótese. A audiência medida em 15 grandes centros urbanos mostra a mesma tendência registrada em São Paulo. Ou seja, em lugares onde os canais da Simba continuam sendo oferecidos pelas operadores de TV paga, só a Globo cresceu nos primeiros sete meses do ano.

Na faixa das 7h à 0h, a Globo saiu de 16 para 17 pontos. Record manteve média de 7 pontos e o SBT caiu de 7 para 6 pontos. A situação se repete na faixa das 24 horas (6h às 5h59). Só a Globo cresceu – de uma média de 13 para 14 pontos. Record e SBT mantiveram a média de 5 pontos.

A média de 16 pontos alcançada pela Globo em São Paulo na faixa das 7h à 0h é a melhor dos últimos seis anos neste período.

Na faixa das 12h às 18h, a emissora carioca teve média de 14 pontos, também o seu melhor resultado nos últimos seis anos. Já na faixa das 7h às 12h, a média de 9 pontos é a melhor nos últimos dez anos. E à noite, entre 18 e 0h, a média de 25 pontos é a melhor em cinco anos.

A Globo também está festejando bom crescimento na média de julho comparada a janeiro de 2017. Na faixa das 24 horas, a emissora teve um crescimento de 17% e na faixa nobre, entre 18h e 0h, um aumento de 18%.

Atualizado às 15h.

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Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.