Topo

Globo lembra o extinto “CQC” com abordagem dura a deputados no Congresso

Mauricio Stycer

14/07/2017 23h08


Corredores do Congresso. Movimento de gente passando nas duas direções. De terno preto, o repórter empunha o microfone na direção do deputado e pergunta: "No dia 20 de junho, o senhor recebeu R$ 4.790.000 em várias emendas. Isso interferiu no seu voto?"

A cena lembra muito a forma de abordagem dos repórteres do extinto "CQC" da Band em Brasília. Mas foi ao ar no "Bom Dia Brasil", da Globo, na manhã desta sexta-feira (14), e reprisada à noite no "Jornal Nacional".

Quem empunhava o microfone era o repórter Chico Regueira. Ele fez a mesma pergunta, com algumas variações, a seis deputados que votaram a favor do presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, ajudando a rejeitar o parecer do relator Sergio Zveiter.

Como nas reportagens do "CQC" feitas por Monica Iozzi e Danilo Gentili, entre outros, Regueira registrou nas respostas a surpresa com a pergunta inesperada e muita cara de pau. "Desconheço esse valor, mas se foi para os cofres das prefeituras do meu Estado, para os cofres do governo do meu Estado, eu estou literalmente feliz", disse o deputado Wladimir Costa (SD-PA).

Entre um e outro deputado questionado duramente, Regueira também ouviu parlamentares da oposição, que rechearam a reportagem com acusações graves ao governo.

Para quem gostava do "CQC" foi o momento de matar saudades. Em dezembro de 2015, a Band anunciou que o programa sairia do ar por um ano, mas a atração nunca mais voltou a ser exibida.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.