Topo

Com elogios a Doria, Silvio lembra que no SBT só o dono pode falar de política

Mauricio Stycer

18/06/2017 23h51


Quem não se lembra da enquadrada que Silvio Santos deu em Rachel Sheherazade no Troféu Imprensa? "Você foi contratada para ler notícias, não foi contratada para dar a sua opinião. Se você quiser fazer política, compra uma estação de televisão e vai fazer por sua conta".

A dica foi estendida a Danilo Gentili, na mesma noite de abril: "Você não deve falar em politica por que me complica. E não é você, sou eu que recebo as reclamações. A dor de cabeça quem tem não é você, sou eu. Fala de politica puxando o saco deles. Você ia ser o único a elogiar os grandes do Brasil."

Ainda em abril, como noticiou o Painel da "Folha", Silvio Santos deu sinais do seu apreço pelo presidente Michel Temer. Não falou nada em público, mas atendeu a um pedido do presidente, feito no salão do cabeleireiro Jassa, para defender a proposta de reforma da Previdência.

O SBT começou, então, a exibir mensagens institucionais alarmistas, como: "Você sabe que se não for feita a reforma da Previdência, você pode deixar de receber o seu salário?" Também abriu espaço para Temer, em uma entrevista a Ratinho, elogiar o próprio governo sem ser contestado pelo apresentador.

Agora em junho, Silvio voltou a fazer política na TV. Neste domingo (18), recebeu em seu auditório o prefeito de São Paulo, João Doria, e o cobriu de elogios. "Atualmente os brasileiros estão sem candidatos e todo mundo está dizendo que se você se candidatar, não estou puxando o seu saco não, estou falando sério, todo mundo está dizendo que se você se candidatar, você pode se candidatar a presidente da República e pode ganhar."

A conversa, ao longo de mais de dez minutos, teve outros momentos de bajulação. Silvio disse: "Se você se candidatar, do próprio Joaquim (Barbosa) você ganha, do Sérgio Moro que é um pouco mais difícil. Se você se candidatar atualmente, presidente. Quem diria, não? Presidente da República com cara de boyzinho, aí, cara de 20 anos (risos)".

Doria também teve direito a falar por longos minutos sobre a própria gestão na área de saúde, sem qualquer tipo de contraponto, em nítida propaganda eleitoral. Ao final, ao ser fotografado com o prefeito, Silvio imitou o gesto que Doria popularizou em sua campanha, em 2016.

veja também
Quando Silvio Santos troca as palhaçadas pela política
15 frases de Silvio Santos que resumem o Troféu Imprensa 2017

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.