Topo

Profissão Repórter ensina que a relevância começa na pauta das reportagens

Mauricio Stycer

15/06/2017 06h01


Nascido como um quadro no "Fantástico" em 2006 e com status de programa próprio desde 2008, o "Profissão Repórter" tem muitas qualidades. Mas é na pauta, no tema de suas reportagens, que o jornalístico comandado por Caco Barcellos mostra o seu cartão de visitas – e ela segue excepcional.

De volta à grade da Globo em abril, a atual temporada tem emendado um assunto melhor e mais relevante que o outro. Começou com a vida de imigrantes ilegais nos EUA de Trump. Mostrou casos de violência contra transexuais no Brasil. Tratou da longa estiagem no Nordeste. Expôs a batalha de refugiados sírios e venezuelanos em diferentes países. Passeou pelas intransitáveis estradas brasileiras. Voltou a falar de conflitos no campo. Entrou em presídios que mais parecem sucursais do inferno. E, em uma rara edição mais leve, descreveu a atribulada rotina de cantoras sertanejas.

Esta quarta (14), o tema foi o nascimento de um novo garimpo de ametistas no interior da Bahia. Como de habito, o "Profissão Repórter" combinou boa reportagem, in loco, sempre privilegiando os personagem em ação, e não apenas falando, com uma edição que mostra também como é feito o trabalho dos repórteres.

Como já escrevi, a excelência do programa começa pelo slogan, que não engana ninguém. Ao contrário, entrega exatamente o que promete –"Os bastidores da notícia; os desafios da reportagem". Vida longa ao "Profissão Repórter".

Veja também
Livro sobre o 'Profissão Repórter' aponta caminhos para jornalismo

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.