Topo

Globo libera série inédita na internet e deixa para exibir na TV só em 2018

Mauricio Stycer

01/06/2017 16h27


Apostando forte em seu aplicativo online, a Globo coloca à disposição de seus assinantes, na próxima quinta-feira (8), todos os 12 episódios de "Carcereiros". A série, inspirada em livro de Dráuzio Varella, só será exibida na TV aberta, pela emissora, em 2018.

A estratégia é inédita com séries dramáticas. "Supermax" (2016), realizado pela mesma equipe – o diretor José Eduardo Belmonte e os roteiristas Fernando Bonassi, Marçal Aquino e Denisson Ramalho – teve 11 de seus 12 episódios oferecidos na Globo Play, mas o último foi guardado para exibição inédita na TV.

"Carcereiros", o livro, reúne histórias relatadas a Dráuzio por agentes penitenciários que trabalhavam na Casa de Detenção, o famoso Carandiru, desativado em 2002. O roteiro de Bonassi, Aquino e Ramalho não é uma adaptação, mas se inspira nestas histórias para criar episódios de alta carga dramática.

A cada episódio, as histórias de ficção são intercaladas com trechos de um documentário, ainda inédito, realizado por Pedro Bial e Fernando Grostein, no qual agentes aposentados ou veteranos relembram histórias vividas dentro de presídios.

A série é protagonizada por Rodrigo Lombardi, no papel do agente Adriano. O papel seria de Domingos Montagner (1962-2016), morto durante as gravações de "Velho Chico".

A troca de atores afetou a estratégia de lançamento. Com Lombardi como um dos protagonistas da novela "A Força do Querer", atualmente no ar, a série teve que ser deixada para o primeiro semestre de 2018. No entanto, optou-se por lançá-la em primeira mão na internet.

A Globo exibiu nesta quinta-feira (1) o primeiro episódio de "Carcereiros" para jornalistas. Intitulado "O Resgate", ele retrata uma rebelião dentro do presídio e o esforço do agente Adriano de levar, no meio da confusão, um preso de um pavilhão para outro. O drama cresce pelo fato de o prisioneiro só aceitar se mudar se levar consigo sua namorada, uma travesti.

Este texto foi publicado originalmente no UOL TV e Famosos.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.