Topo

Pedra no sapato de Trump, talk show de Colbert é o mais visto do ano nos EUA

Mauricio Stycer

23/05/2017 21h07

Prestes a terminar, a temporada 2016-17 vai consagrar Stephen Colbert como apresentador do talk show com maior público da TV americana. A CBS, que exibe o "The Late Show", não ficava em primeiro lugar desde 1995.

O grande perdedor nesta disputa, ainda que por margem estreita, é Jimmy Fallon, cujo "The Tonight Show", na NBC, foi superado este ano.

O sucesso de Colbert está diretamente ligado àquele que, ainda em 2016, foi eleito como o seu principal alvo: Donald Trump. Primeiro como candidato à Presidência e depois, já vitorioso, instalado na Casa Branca, Trump vem tendo todos os passos, atos e discursos comentados, com muita ironia e deboche, pelo apresentador.

Espécie de pedra no sapato de Trump, Colbert festejou, há duas semanas, ter sido ofendido pelo presidente em uma entrevista à revista "Time". Foi chamado de "sem talento" e "sujo" (veja abaixo).

O anúncio, nesta terça-feira (23), que o seu talk show foi o campeão de audiência da temporada é uma prova de que o público discorda de Trump. Colbert está muito longe de ser um "sem talento".

Como escrevi antes, o sucesso deste talk show premia o investimento na relevância, em contraste com a aposta no entretenimento, de Fallon. E deixa no ar uma sugestão aos apresentadores de talk show no Brasil.

Veja também
Chamado de "sujo" por Trump, apresentador de talk show festeja: "Eu ganhei"

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.