Topo

JN sobre Temer e Aécio cresce 10% e tem mais Ibope que edição sobre Lula

Mauricio Stycer

18/05/2017 14h18

A edição do "Jornal Nacional" desta quarta-feira (17) registrou audiência bem acima da média para o dia, quando o telejornal costuma começar um pouco mais cedo e é mais curto por conta da transmissão de futebol. Com 33,4 pontos foi o melhor resultado da Globo em São Paulo no dia.

O resultado alcançado representa um crescimento de 10% em relação à média das últimas oito semanas, que foi de 30,4 pontos. Na quarta-feira anterior, dia em que o telejornal tratou do depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sergio Moro, a audiência foi de 30,8 pontos. Em 12 de abril, também uma quarta-feira, quando o noticiário girou em torno da "lista de Facchin", o Ibope foi de 27,9. Cada ponto em São Paulo equivale a 70,5 mil residências ou 199 mil indivíduos.

A edição, muito tensa, por conta da divulgação no início da noite de revelações graves envolvendo o presidente Michel Temer e o senador Aecio Neves, foi marcada por erros e gafes. William Bonner chamou Temer de "ex", mas se corrigiu antes de falar a palavra presidente. Renata Vasconcellos gaguejou em alguns momentos e a repórter Zileide Silva foi trollada ao entrar ao vivo de Brasília.

A edição do "JN" foi precedida por um plantão, igualmente dramático, que entrou no ar, de forma abrupta, durante a exibição da novela "Rock Story" (veja abaixo)

Veja também
Dono da JBS afirma que Temer deu aval a compra de silêncio de Cunha, diz "O Globo"
Bonner erra, Renata gagueja e Zileide é trollada em edição tensa do JN
Internet elege apresentadora Ana Furtado substituta oficial de Michel Temer

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.