Topo

Globo mudou “Anos Rebeldes” por supostos excessos da temática política

Mauricio Stycer

12/05/2017 04h01


Disponível desde esta quinta-feira (11) para assinantes da GloboPlay, a minissérie "Anos Rebeldes" é uma das raras obras de teledramaturgia que aborda com alguma profundidade o que ocorreu durante ditadura militar instaurada no Brasil entre 1964 e 1985.

Escrita por Gilberto Braga, com a colaboração de Sérgio Marques, Ricardo Linhares e Ângela Carneiro, foi ao ar, em 20 episódios, entre junho e agosto de 1992, durante o governo Collor.

No livro "Anos Rebeldes" (Editora Rocco, 2010), Braga conta que Roberto Marinho designou um auxiliar, o jornalista Claudio Mello e Souza, para ler o roteiro previamente. O parecer foi de que o autor estava "carregando demais nas tintas políticas", o que levou a mudanças no texto. Conta ele:

"O fato é que, a partir do final do oitavo capítulo, entramos em dezembro de 1968, justamente quando foi decretado o AI-5. A partir dali, a situação geral do Brasil mudou muito. Era natural que a série ficasse mais pesada; precisávamos acompanhar a realidade. Até então, as coisas não eram tão sinistras. Claudio deu um sinal amarelo e Boni conversou comigo. Pediu que reescrevêssemos. Mudamos algumas coisas."

A Globo decidiu oferecer "Anos Rebeldes" em seu aplicativo online, não por acaso, no momento em que está exibindo, no horário das 23h, "Os Dias Eram Assim". Trata-se de uma novela ambientada, até o momento, justamente neste período de maior recrudescimento do regime militar.

Diante do fracasso inicial da trama, a emissora encomendou uma pesquisa com espectadores. O principal diagnóstico do estudo, segundo o que foi relatado, é que o público sabe pouco sobre a ditadura militar instaurada no Brasil entre 1964 e 1985.

As notícias publicadas a respeito desta pesquisa podem levar à conclusão de que a novela vai mal porque o público é desinformado ou não tem memória sobre um período histórico do país.

Na minha opinião, já defendida em outras ocasiões, o público pode estar tendo dificuldades com o tema em "Os Dias Eram Assim" porque ele está sendo mal apresentado – a novela é simplista, maniqueísta e hesitante ao falar deste período sombrio.

Também não é possível ignorar que a Globo, além de ter apoiado o regime militar desde o início, sempre vacilou diante da necessidade de falar com clareza sobre o período. Como relata Gilberto Braga no livro sobre "Anos Rebeldes", esta dificuldade se estendeu ao período da redemocratização – a minissérie foi ao ar sete anos depois do fim da ditadura.

É injusto, por isso, colocar na conta do público, na sua suposta "falta de memória", a dificuldade de compreender "Os Dias Eram Assim". Se há alguma culpa aí ela é não apenas de quem criou a novela, como das emissoras, Globo incluída, que mal abordam esse tema.

Por que "Os Dias Eram Assim" vai mal de audiência e decepciona

Veja também
Globo reconhece erros em documentário sobre Roberto Marinho
Globo se apresenta como vítima da censura em especial sobre os 50 anos
Sem ambição, Os Dias Eram Assim exibe versão da ditadura "para iniciantes"
Bastidores de "Anos Rebeldes" no site Teledramaturgia

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.