Topo

Globo, Record e SBT registram perda de audiência em abril e TV paga cresce

Mauricio Stycer

03/05/2017 13h19


Os números do Ibope referentes ao mês de abril no PNT (Painel Nacional de Televisão) trazem uma má notícia. Pela primeira vez desde dezembro de 2016, a audiência de TV em 15 grandes centros urbanos parou de crescer. O percentual de aparelhos ligados se manteve estável, mas Globo (- 2%), Record (- 8%) e SBT (- 4%) registraram perdas de público na comparação com março na média das 24 horas.

Dois eventos ocorridos em 29 de março devem ser levados em consideração – esta data marca o fim do sinal analógico e a ruptura das emissoras que formam o Simba (Record, SBT e RedeTV!) com as operadoras de TV paga em São Paulo. É importante levar em consideração que a audiência de São Paulo representa 38% do total consolidado pelo PNT.

Chama a atenção neste quadro que a audiência dos canais pagos, o chamado OCP, cresceu 6% no período, na média das 24 horas. Veja os dados.

Média 24 horas (em pontos)
Globo: 14,4 em março; 14,1 em abril
Record: 5,6 em março, 5,2 em abril
SBT: 5,3 em março; 5,1 em abril
Band: 1,5 em março; 1,5 em abril
RedeTV!: 0,4 em março; 0,4 em abril
OCP: 7,7 em março; 8,2 em abril

Média-dia (das 7h à meia-noite)

Globo: 17,6 em março; 17,2 em abril
Record: 7,4 em março, 6,8 em abril
SBT: 6,3 em março; 6,1 em abril
Band: 1,8 em março; 1,9 em abril
RedeTV!: 0,5 em março; 0,5 em abril
OCP: 9,1 em março; 9,7 em abril

Apesar desta queda em abril, vale registrar que a audiência no mês de todas as emissoras ainda é superior à alcançada há um ano, em abril de 2016. O mesmo se observa na comparação dos primeiros quatro meses de 2017 com igual período de 2016.

Os dados do PNT de abril contrastam um pouco com o comunicado em tom otimista divulgado na terça-feira (02) pelo Simba, no qual a empresa festeja a recuperação, por parte de Record, SBT e RedeTV!, da audiência perdida por conta da suspensão dos sinais destes canais pelas principais operadoras de TV paga em São Paulo.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.