Pesquisa mostra quem é o espectador de realities como BBB e MasterChef
O fã de reality shows é, em sua maioria, mulher, da classe C e tem mais de 35 anos. Essa é a síntese de uma pesquisa nacional da GfK, acompanhando a exibição de 11 realities no primeiro trimestre de 2017.
A pesquisa levou em consideração 237 episódios de 11 programas classificados como reality show exibidos na TV aberta no primeiro trimestre de 2017 – o "BBB", claro, foi a principal atração no período analisado. A lista inclui, ainda, competições gastronômicas, como "MasterChef", e programas policiais, como "Operação de Risco", entre outros.
Os programas do gênero alcançaram 61,8 milhões de indivíduos no período, nas 15 regiões metropolitanas pesquisadas pela GfK.
Mulheres representam 57,3% do público, contra 42,7% de homens. Do ponto de vista sócio-econômico, o espectador de classe C representa a maioria, com 50,6% do total, seguido de espectadores das classes AB (27,4%) e DE (21,9%). Estes dados explicam o interesse do mercado publicitário por programas do gênero.
Por outro lado, é menos interessante para os anunciantes a informação de que a maior parte dos espectadores tem mais de 35 anos (55,2%). As demais faixas etárias são as seguintes: os de 34 a 25 anos representam 15,5%, 18 a 24 (12,6%), 12 a 17 (8,7%) e 4 a 11 (8,1%).
Em tempo: A imagem no alto do texto mostra um grupo de mulheres do fã-clube de Emilly, campeã do "BBB17", diante da delegacia onde ela prestou depoimento após o fim do reality.
Veja também
Fãs brigam para provar quem gastou mais votando para Emilly vencer o "BBB"
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.