Blog do Mauricio Stycer

Pesquisa mostra quem é o espectador de realities como BBB e MasterChef

Mauricio Stycer

21/04/2017 04h01


O fã de reality shows é, em sua maioria, mulher, da classe C e tem mais de 35 anos. Essa é a síntese de uma pesquisa nacional da GfK, acompanhando a exibição de 11 realities no primeiro trimestre de 2017.

A pesquisa levou em consideração 237 episódios de 11 programas classificados como reality show exibidos na TV aberta no primeiro trimestre de 2017 – o “BBB”, claro, foi a principal atração no período analisado. A lista inclui, ainda, competições gastronômicas, como “MasterChef”, e programas policiais, como “Operação de Risco”, entre outros.

Os programas do gênero alcançaram 61,8 milhões de indivíduos no período, nas 15 regiões metropolitanas pesquisadas pela GfK.

Mulheres representam 57,3% do público, contra 42,7% de homens. Do ponto de vista sócio-econômico, o espectador de classe C representa a maioria, com 50,6% do total, seguido de espectadores das classes AB (27,4%) e DE (21,9%). Estes dados explicam o interesse do mercado publicitário por programas do gênero.

Por outro lado, é menos interessante para os anunciantes a informação de que a maior parte dos espectadores tem mais de 35 anos (55,2%). As demais faixas etárias são as seguintes: os de 34 a 25 anos representam 15,5%, 18 a 24 (12,6%), 12 a 17 (8,7%) e 4 a 11 (8,1%).

Em tempo: A imagem no alto do texto mostra um grupo de mulheres do fã-clube de Emilly, campeã do “BBB17”, diante da delegacia onde ela prestou depoimento após o fim do reality.

Veja também
Fãs brigam para provar quem gastou mais votando para Emilly vencer o “BBB”

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 29 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na “Folha de S.Paulo''. Começou a carreira no “Jornal do Brasil'', em 1986, passou pelo “Estadão'', ficou dez anos na “Folha'' (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o “Lance!'' e a “Época'', foi redator-chefe da “CartaCapital'', diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros “Adeus, Controle Remoto'' (editora Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e “O Dia em que Me Tornei Botafoguense'' (Panda Books, 2011).
Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Blog do Maurício Stycer
Topo