Topo

Xuxa quase se esquece que é Xuxa em estreia de “Dancing Brasil”

Mauricio Stycer

04/04/2017 04h01


Dois anos depois de assinar com a Record e prometer "escrever uma nova história", Xuxa segue em busca de um programa que justifique o investimento e a festa feita pela emissora ao anunciar a sua contratação.

O fracasso das duas temporadas do "Programa Xuxa Meneghel" levou a Record a rever drasticamente a sua aposta na apresentadora. Chega de Xuxa falando de Xuxa, exibindo memes sobre a Xuxa, visitando fãs da Xuxa e cantando músicas da época do "Xou da Xuxa" na Globo.

A estreia nesta segunda-feira (03) de "Dancing Brasil" coloca Xuxa em uma posição que não está acostumada – a de ficar em segundo plano e deixar outras estrelas brilharem no centro do palco.

Versão de "Dancing with the Stars", um formato já testado com sucesso em dezenas de países, o novo programa de Xuxa tem tudo para agradar quem gosta de ver famosos dançando diferentes estilos musicais com a ajuda de profissionais.

O elenco da primeira temporada inclui Sheila Mello, Bianca Rinaldi, Maytê Piragibe, Richarlyson, Micael Borges, Fabíola Gadelha, Guilherme, Tânia Alves, MG Gui, Leo Miggiorin (imagem ao lado), entre outros.

Atrapalha um pouco o projeto o fato de a atração lembrar muito "Dança dos Famosos", exibido desde 2005 no "Domingão do Faustão". Mais longo e ambicioso que o quadro da Globo, porém, "Dancing Brasil" oferece um prêmio de R$ 500 mil ao vencedor – bem mais valioso que o carro dado ao ganhador da "Dança dos Famosos".

Na estreia, Xuxa só se lembrou que é Xuxa quando Bianca Rinaldi se exibiu. "Ah, como eu queria você como paquita", disse, a apresentadora, lembrando do passado da atriz. Também exclamou alguns "caraca!", outra marca sua, mas no geral pareceu ainda muito contida.

O primeiro episódio foi previamente gravado – o que tirou muito da graça que prometia (os demais serão ao vivo, garante a emissora). Xuxa pareceu pouco à vontade lendo o TP (telepromter) com informações sobre o programa e os candidatos. A plateia, muito orientada, batia palmas para qualquer coisa. Tanto ela quanto o ator Sergio Marone, na função de repórter da atração, mostraram pouca espontaneidade ao questionarem os participantes, fazendo quase sempre as mesmas perguntas.

O trio de jurados, fixo ao longo da temporada, é formado por Jaime Arouxa, Fernanda Chamma e Paulo Goulart Filho, todos eles profissionais da dança e com passagens pelo júri da "Dança dos Famosos".

"Vocês têm escada, grades, espaço… Estão com uma oportunidade que nunca tiveram na TV brasileira", disse Goulart Filho a um dos candidatos, fazendo, ele também, uma comparação com o quadro da Globo.

Com duração de 105 minutos, "Dancing Brasil" pode ser um pouco cansativo para quem não é muito fã de dança, mas chega com produção caprichada e o desejo de, finalmente, permitir que Xuxa escreva uma "nova história" na TV. Torço para que consiga.

veja também
5 razões para assistir a "Dancing Brasil", nova aposta da Record para Xuxa
"Dancing Brasil" tem Xuxa eufórica, jurados do Faustão e tapa no bumbum
Xuxa estreia em 3º no ibope em São Paulo

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.