Topo

Ainda inquieto aos 43 anos, Fantástico muda abertura e estreia novas séries

Mauricio Stycer

12/03/2017 04h01

Você pode não gostar do "Fantástico", mas não dá para dizer que é um programa acomodado. Ao contrário. No ar desde agosto de 1973, a revista dominical da Globo segue mostrando disposição para se manter atualizada tanto na forma quanto no conteúdo.

A estreia, neste domingo (12), de uma nova abertura e de duas séries deixa claro que a emissora ainda aposta no potencial de um de seus mais antigos e tradicionais programas.

A novidade de maior impacto é "Quem Sou Eu", série em quatro episódios, apresentada por Renata Ceribelli, sobre o universo dos transgêneros em diferentes fases da vida, explicando claramente que identidade de gênero é algo totalmente diferente de orientação sexual.

Neste primeiro domingo, a repórter apresenta o caso de uma criança que, já muito cedo, sentiu ter nascido no corpo errado. O depoimento de Melissa (de nascença, Miguel), de 11 anos, é muito impressionante. "Pra mim, eu estava fantasiada de menino até 9 anos", diz a menina, que hoje conta com o apoio não apenas dos pais como da sua turma na escola.

A segunda série, "Olha Quem Fala", também em quatro episódios, acompanha o esforço de três pessoas para aprender a falar em público. Elas são treinadas pelo consultor de carreiras Max Gheringer e pelo professor de expressão verbal Reinaldo Polito a superar as suas dificuldades.

A percepção de que este é um problema que aflige um número grande de pessoas motivou a aprovação do projeto desta série. "Uma pesquisa norte-americana revela que 41% dos entrevistados têm mais medo de falar em público do que de morrer. É um dado impressionante. As pessoas geralmente não são treinadas para isso", disse a apresentadora Poliana Abritta ao mostrar o primeiro episódio a um grupo de jornalistas.

O quadro mais popular do "Fantástico", o "Repórter Secreto", protagonizado pelo jornalista Eduardo Faustini, também volta a ser exibido neste domingo. Segundo a Globo, desde a estreia, o programa já recebeu mais de 100 mil denúncias e mais de 100 pessoas já foram presas acusadas de corrupção e desvio de dinheiro público.

A nova abertura mostra dançarinos da Companhia Urbana de Dança em ação, dançando ao som da música de sempre, em novo arranjo, e o uso de efeitos especiais para mostrar os quatro elementos (fogo, ar, água e terra). Na definição da emissora, "a nova abertura do programa reforça sua origem e a ideia de que as transformações da natureza movimentam a vida e o mundo".

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.