Topo

Preço é a principal razão que leva clientes a cancelar TV por assinatura

Mauricio Stycer

09/03/2017 17h50


Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (9) pela TiVo, empresa de tecnologia americana, sobre hábitos de consumo do espectador, aponta as principais razões que estão levando ao cancelamento de pacotes de TV por assinatura nos Estados Unidos.

Em um universo de 3.100 consumidores, 17% não tem TV paga – destes, 20% "cortaram o cabo" nos últimos 12 meses. Questionados por que tomaram essa decisão, eles apontaram as seguintes razões (respostas múltiplas):

1. Preço muito caro (80,1%)
2. Usa algum serviço de streaming, como Netflix ou Amazon (48,3%)
3. Usa uma antena para pegar os canais abertos (27,2%)
4. Gosta de fazer binge-watching de séries em serviços de streaming (18,5%)
5. Trocou de endereço e ainda não tem planos de voltar a assinar TV paga (12.9%)
6. O principal uso da TV é ver séries em serviços de streaming (11,2%)
7. Não foi sua a decisão de cortar o serviço (2%)
8. Usa a senha de um amigo para ver TV paga (1,7%)
9. Está morando com alguém que já tem TV paga (0,8%)
10. Outros (12,6%)

A pesquisa da TiVo é feita a cada trimestre desde o início de 2013. Os resultados deste levantamento se referem ao último trimestre de 2016. Um dos mais produtos mais conhecidos da empresa, um gravador digital associado a serviços de vídeo, concorre diretamente com as operadoras de TV paga.

A TV a cabo está presente, nos EUA, em cerca de 58 milhões de residências. Nos últimos tempos, este mercado tem se retraído a uma média de 1% ao ano.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.