Topo

Gentili e Porchat riem de quem busca qualidade e bom gosto em talk shows

Mauricio Stycer

07/03/2017 13h06


Sem Jô Soares no fim da noite da TV aberta, o que não acontecia desde 1987, Danilo Gentili e Fábio Porchat aproveitaram a estreia da nova temporada de seus talks shows para fazer piadas parecidas sobre o que o público espera de um programa deste tipo.

Gentili abriu o quarto ano do "The Noite", no SBT, com um esquete simulando a estreia de um novo programa, o "Gentilíssimo". "Olá, a partir de hoje, vamos receber vocês com muito mais bom gosto, cultura, gastronomia, moda, tudo isso sob um olhar gentilíssimo", disse, em um cenário que simulava uma sala de estar decorada com luxo e mau gosto.

O apresentador recebeu, então, o conde Chiquinho Scarpa para uma entrevista. Logo, o telefone toca. É Silvio Santos. "Você quer o 'The Noite' de volta? Não, o 'The Noite' de volta não", responde Gentili.

"A crítica ficava falando que a gente só fala besteira, baixaria… Agora a crítica vai elogiar. Mas e daí que a audiência tá caindo? Desculpe, Silvio, mas eu não quero o 'The Noite' de volta. Meu sonho sempre foi apresentar um programa assim, dessa elegância, dessa estirpe", conclui o apresentador.

Gentili estreou com um convidado de peso, Hugh Jackman, e ainda promoveu um encontro muito bacana do ator australiano com o dublador do personagem Wolverine, o ator Isaac Bardavid.

Além deste segmento principal, também houve duas brincadeiras com a típica mão pesada do apresentador – uma entrevista com uma criança encarnando o papel de cantor de funk e um diálogo com um ânus – este último, uma homenagem à famigerada cena exibida pela RedeTV! durante o programa "Bastidores do Carnaval".


Já Porchat abriu o segundo ano de seu programa fazendo uma menção a Gentili: "Tô muito feliz de voltar a trabalhar. Muito feliz mesmo. Acho que única coisa que me deixaria mais feliz neste momento seriam mais dois meses de férias, não pra mim, mas pro Danilo Gentili".

E, em seguida, disse: "Eu sei que você tá me esperando ansiosamente pra assistir um talk show de qualidade este ano, então pode continuar esperando que o 'Programa do Jô' acabou. Não vai ter. Vai ter que seguir com a gente."

Porchat começou o ano entrevistando Claudia Leitte, uma cantora com grande quilometragem em programas de TV brasileiros. A cantora mostrou que sabe rir de si mesma, comentou memes feitos em sua homenagem, falou dos haters e descreveu o seu gosto por novelas mexicanas dubladas. Disponível, encenou uma versão de "A Usurpardora" com Porchat e Paulo Vieira.

Mas o melhor do programa foi mesmo o vídeo feito com o objetivo de repercutir nas redes sociais – o "Leilão de relíquias do Programa do Jô". Caprichado, o quadro contou com participações especiais de Adriane Galisteu, Ronnie Von, Val Marchiori, Juarez da Tekpix e Miltinho, do quinteto do Jô. Veja aqui.

Ambos os programas registraram números de audiência decepcionantes, como mostrou o site Noticias da TV. Danilo Gentili teve a pior estreia de temporada desde 2014, quando foi lançado. A atração do SBT marcou 4,1 pontos (um ano antes, com Luciana Gimenez, reestreou com 4,8). Porchat registrou 3,3 pontos. Em novembro de 2016, oscilou entre 4,2 e 5,7 às segundas.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.