Topo

Cinco provas de que o Carnaval na TV pode ser muito sem noção

Mauricio Stycer

27/02/2017 04h21

É muito Carnaval na TV – e tem para todo gosto. Ao longo da noite de domingo (26) e da madrugada desta segunda-feira (27), cinco emissoras exibiam atrações diferentes ao mesmo tempo. O cardápio ia do grupo especial no Rio (Globo) ao grupo de acesso em São Paulo (TV Brasil), passando por diferentes circuitos de Salvador (Band e SBT) e pelos bastidores de todos eles (RedeTV!).

Pulando de um canal para o outro, sempre há boas chances de encontrar alguma coisa divertida para ver. Mas o contrário também pode acontecer. Em meio a tanto Carnaval na TV, é igualmente fácil trombar com erros, vacilos e gente chata falando sem parar.

Abaixo, cinco momentos muito sem noção de uma noite de Carnaval na televisão:

A modesta Susana Vieira fala do seu "talento absurdo"

Susana Vieira tem o hábito de dar entrevistas excelentes, repletas de sinceridade. Em tempos de Carnaval, então, a atriz é um espetáculo ambulante. Destaque da Grande Rio, que este ano homenageou Ivete Sangalo, ela estava impossível. Provocada pela repórter Monica Sanches, da Globo, sobre suas semelhanças com a cantora, Susana começou a responder com um "modéstia à parte" e mandou: "Passam-se os anos e a gente continua. Ela com aquela voz fantástica e eu com meu talento absurdo".


O desentrosamento de Fátima Bernardes e Alex Escobar


Na sua primeira noite como narrador do desfile do grupo especial, substituindo Luiz Roberto, Alex Escobar pareceu pouco à vontade, em especial na interação com Fátima Bernardes. Com problemas técnicos no estúdio da emissora, microfones falhando a todo momento e sem saber direito onde se posicionar, o narrador também se atrapalhou ao arriscar alguns passos de samba. Num momento cômico, Escobar e Fátima se deram conta que os dois estavam oferecendo microfones para Ivete Sangalo e os retiraram ao mesmo tempo, deixando a cantora sem nenhum. A dupla também se atrapalhou ao ver Xuxa na tela da emissora e "esqueceu" Paloma Bernardi num canto do estúdio.

Agnaldo Timóteo: "Não é Daniela Mercury; é Daniel"

Um debate sobre casamento gay protagonizado por Agnaldo Timóteo e Leo Aquila. Parece pauta do "Superpop", mas foi, acredite se quiser, do "Bastidores do Carnaval". Buscando provocar polêmica a qualquer custo, o programa comandado por Nelson Rubens abriu o microfone para o cantor reproduzir preconceitos, como ao falar da cantora Daniela Mercury (veja no vídeo acima): "Não é Daniela, é Daniel. Se ela falou: tô apresentando minha mulher…" Lamentável.


Sofrência e música sertaneja em cima do trio elétrico


Tudo bem que no Carnaval vale tudo. Mas ter que ouvir música sertaneja durante um desfile de trio elétrico em Salvador é um pouco demais. Saudados por Betinho e Ligia Mendes, Matheus e Kauan se esbaldaram durante a transmissão da Band Folia. Cantaram, deram entrevista, promoveram o novo DVD e festejaram a estreia na terra do axé: "Esse ano aqui foi só pra sentir. Ano que em a gente volta", prometeram.


Enquanto desfila no Rio, Ivete canta no SBT


O investimento do SBT na sua transmissão de Carnaval pode ser medido pelo horário em que o programa começou neste domingo: à 1h10 da manhã de segunda-feira. E, para piorar, o primeiro destaque da noite foi uma das passagens de Ivete Sangalo pelo circuito de trios elétricos de Salvador. Era, claro, uma reprise. Na mesma hora, a cantora baiana percorria o Sambódromo carioca, como homenageada da Grande Rio. A emissora ficou com o troféu de programação menos inspirada da noite.

Veja também
Cinco provas de que Chico Pinheiro nasceu para narrar desfile de Carnaval
Cinco provas de que o Carnaval da RedeTV! é de outro planeta

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.