Topo

Resistência a mexer em “Velho Chico” explica saída de diretor da Globo

Mauricio Stycer

24/02/2017 18h44


A Globo anunciou na tarde de sexta-feira (24) que, "em comum acordo" com Luiz Fernando Carvalho, não renovará o contrato com o diretor. A nota (veja abaixo) menciona alguns dos mais significativos trabalhos que ele realizou nos 30 anos em que foi vinculado à emissora, mas não cita a ótima "Velho Chico", que teve papel importante na decisão.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela das 21h, exibida em 2016, foi objeto de críticas internas na Globo, especialmente de Silvio de Abreu. O diretor de Teledramaturgia cobrou uma série de mudanças tanto na trama quanto nas opções artísticas de Carvalho. Mas o autor e o diretor resistiram à maioria das pressões e mantiveram a novela da forma como imaginaram.

Depois de "Velho Chico", a Globo ainda exibiu um último trabalho de Carvalho, em janeiro de 2017, a minissérie "Dois Irmãos", cujas gravações ocorreram em 2015. Apenas a edição do material foi realizada depois do fim da novela, a partir de outubro de 2016.

A nota da Globo esclarece que pretende continuar contando com o trabalho de Carvalho, mas em "um novo modelo de relacionamento, agora por obra certa".

A trajetória do diretor na emissora foi marcada por um compromisso intransigente com qualidade. Mesmo que questionado em alguns momentos por realizar trabalhos de difícil assimilação ou com audiência abaixo da esperada, Carvalho insistiu na ideia de que é preciso oferecer ao espectador o que ele não sabe que quer ver.

São fruto desta obstinação trabalhos como "Os Maias", "Hoje é Dia de Maria", "A Pedra do Reino", "Subúrbia", "Alexandre e Outros Heróis" e, mais recentemente, "Dois Irmãos", entre outros. O diretor também deixou a sua marca em novelas como "O Rei do Gado", "Renascer" e, em 2014, "Meu Pedacinho de Chão".

Abaixo a nota oficial da emissora:

Globo e Luiz Fernando Carvalho decidem seguir com parceria em modelo obra certa

A Globo e o diretor Luiz Fernando Carvalho decidiram em comum acordo que vão partir para um novo modelo de relacionamento, agora por obra certa.

A parceria de 30 anos entre a Globo e o diretor vai se manter, mas em outros moldes. Marcada pela inovação e a criatividade, gerou produtos de grande sucesso de público e crítica, como 'O Rei do Gado', 'Renascer', 'Os Maias', 'Hoje é Dia de Maria' e a mais recente 'Dois Irmãos", entre outras obras. Esse novo modelo permitirá que Luiz Fernando Carvalho desenvolva projetos também com outros parceiros

"A Globo continuará contando com o trabalho de Luiz Fernando Carvalho numa dinâmica como a que hoje tem com outros grandes diretores do mercado. Sempre que houver uma grande história para ser contada por Luiz Fernando Carvalho na Globo, a emissora e o diretor trabalharão juntos para levar o projeto ao ar", esclarece Sergio Valente, diretor de Comunicação da Globo.

Veja também
"Cadê a peruca? Ninguém lembra mais", diz diretor sobre atuação de Fagundes
Na minha novela o Silvio de Abreu não põe a mão, diz Benedito Ruy Barbosa
"Não tenho regras e não acredito nelas", diz o diretor de "Dois Irmãos"
"Não faço da televisão um bico", diz Luiz Fernando Carvalho

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.