Topo

“Fomos tratados como criminosos”, diz repórter da Record preso na Venezuela

Mauricio Stycer

13/02/2017 01h14

reporterrecordvenezuela3
Presos e, em seguida, expulsos da Venezuela enquanto faziam uma reportagem sobre obras da Odebrecht no país, os jornalistas Leandro Stoliar e Gilson Souza, da Record, desembarcaram na manhã desta segunda-feira (13) em São Paulo apenas com "mochila e roupa de corpo", segundo a descrição de um dos profissionais.

Segundo a Record, os responsáveis pela detenção dos jornalistas apreenderam celulares, tablets, câmera, notebook, pen drive e cartões de memória que eles levavam. Stolair e Souza também foram impedidos de voltar ao hotel para pegar as malas, sendo levados diretamente para o aeroporto.

"A gente voltou com a roupa do corpo e uma mochila que a gente conseguiu separar", disse Stoliar ao programa "Balanço Geral", ao desembarcar em São Paulo. "Assédio moral, cárcere privado, ficar sem comunicação, os policiais seguindo a gente até pra ir ao banheiro… A gente foi tratado como criminoso quando, na verdade, estávamos fazendo apenas o nosso trabalho."

A emissora vai pedir ao Itamaraty que solicite a devolução do equipamento e dos bens pessoais dos jornalistas. E vai pedir apoio das entidades de direitos humanos e que defendem a liberdade de imprensa como Repórteres sem Fronteiras.

Série da Record
A reportagem de Stoliar e Souza é parte de uma série sobre obras de empreiteiras brasileiras na América Latina, realizadas com financiamentos do BNDES. Outras duas equipes estão no exterior, no momento, apurando informações a respeito.

Além da Venezuela, onde ocorreu a prisão dos repórteres, já houve uma viagem à República Dominicana. Outros três países, que a emissora não revela quais são, também serão objeto da série.

Em nota divulgada na noite de domingo (12), a Record repudiou "este tipo de estratégia violenta e típica de regimes que desprezam a democracia para impedir o trabalho jornalístico". Abaixo, a íntegra da nota:

"A RecordTV informa que os jornalistas Leandro Stoliar e Gilson de Oliveira já estão a caminho do Brasil e chegam nesta segunda feira, 05:50 da manhã, em Guarulhos. Os dois trabalhavam na Venezuela numa investigação que está em curso em toda a América Latina sobre investimentos do BNDES em obras de empreiteiras brasileiras no exterior.

Apesar de liberados de madrugada, os dois jornalistas permaneceram durante todo o domingo sob custódia de policiais e militares do SEBIN, Serviço Bolivariano de Inteligência da Venezuela. Equipamentos e celulares foram confiscados e qualquer forma de acesso aos dois foi bloqueada. Diplomatas brasileiros, advogados e representantes de entidades dos direitos humanos, como a Transparência Venezuela e do Sindicato dos Jornalistas Venezuelanos, foram impedidos de conversar com eles durante o dia de hoje.

A RecordTV repudia este tipo de estratégia violenta e típica de regimes que desprezam a democracia para impedir o trabalho jornalístico. E reafirma seu compromisso com a investigação conduzida em vários países. As reportagens serão exibidas numa série especial no Jornal da Record.

Junto com familiares e amigos dos dois jornalistas, a RecordTV espera que eles cheguem em segurança nesta segunda-feira."

Atualizada às 11h30

Veja também
Jornalistas da Record que investigam caso Odebrecht são libertados na Venezuela
Jornalistas brasileiros que foram presos na Venezuela conseguem deixar o país

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.