SBT veta publicidade de camisa feita por repórter; outros canais também proíbem
Por uma questão ética, jornalistas costumam ser proibidos de fazer campanhas publicitárias. Entende-se que ao emprestar sua imagem a uma marca, o profissional coloca em questão a credibilidade das notícias que relata ou escreve.
Esta é uma regra que vale para profissionais de todas as mídias – televisão, impresso e internet. Uma exceção se abriu, nos últimos anos, para jornalistas de TV que atuam fora do ambiente jornalístico, em programas de entretenimento.
Por este motivo, chamou a atenção esta semana uma foto postada pelo repórter Darlisson Dutra, do SBT, em suas contas no Instagram e Facebook, tecendo loas a uma camisaria. Segurando uma folha de papel e o microfone da emissora, ele escreveu: "Todo o segredo do jornalista tá nesse papel aí chamado pauta. Não revelo pra ninguém. Rs O segredo que posso contar é como virar modelo…" Vinha então o elogio à marca que o contratou.
Procurado pelo blog, o SBT informa que os jornalistas da emissora não podem fazer publicidade. Darlisson Dutra foi orientado a respeito e nesta quinta-feira (9) cortou a frase em que divulgava as qualidades da marca de camisa.
Como é em outras emissoras
A Record proíbe que apresentadores e repórteres de seus telejornais convencionais façam publicidade – os de programas híbridos, com um pé no entretenimento, como o "Balanço Geral", podem fazer merchan.
Na Band vale o mesmo critério: repórteres e apresentadores de telejornais estão proibidos de fazer publicidade ou merchan. Mas uma jornalista como Ana Paula Padrão, apresentadora do "MasterChef", pode.
O código de conduta da Globo proíbe que seus jornalistas, atuando em programas jornalísticos, façam comerciais. Mas permite que eles participem de eventos institucionais dirigidos a um público restrito das empresas que os contratam.
Esta regra não vale para o time de profissionais que migrou para o entretenimento, de Pedro Bial a Fátima Bernardes, passando por Tiago Leifert, Patricia Poeta e Zeca Camargo – eles podem fazer publicidade livremente.
A RedeTV! é uma exceção. A emissora não proíbe que jornalistas participem de campanhas publicitárias ou representem marcas comerciais, desde que feitas fora dos programas em que atuam.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.