Topo

Com “Praça Retrô”, SBT registra o dobro da audiência da Record no país

Mauricio Stycer

08/02/2017 07h01

A aposta do SBT na nostalgia rendeu bons resultados em matéria de audiência. Exibindo quadros antigos – e históricos –, "A Praça É Nossa" foi recompensada em janeiro com uma média de 9,2 pontos no PNT (Painel Nacional de Televisão). Esse número deixou a emissora em segundo lugar com o dobro de audiência da Record, que no mesmo período e faixa horária marcou 4,6 pontos de média.

O programa comandado por Carlos Alberto de Nóbrega também se deu bem em São Paulo. Em janeiro, "A Praça" fechou o mês com 10,3 pontos de média contra 5,6 da Record (uma diferença de 83%).

A "Praça Retrô", como foi batizada, é um segmento que está ocupando, desde o início do ano, cerca de um terço do programa exibido às quintas-feiras. Foram ao ar, entre outros, as primeiras participações de Ronald Golias e Dercy Gonçalves no humorístico.

pracadercyestreiaComo escrevi em janeiro, a iniciativa foi testada pela primeira vez nas férias de 2016. Funcionou e ganhou o dobro de tempo este ano. Segundo Carlos Alberto, o diretor do SBT Fernando Pelégio chegou a propor que a "Praça Retrô" se tornasse um quadro fixo do programa. "Mas eu não posso fazer isso. Seria uma injustiça com os atuais humoristas, que dão tanta audiência", disse. "Seria um desprestígio para eles", acrescentou.

Veja também
Com tesouros do passado, "A Praça É Nossa" vê a sua audiência crescer

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.