Netflix prevê que canais de TV vão imitá-la, mas ignora iniciativa da Globo
Ao anunciar esta semana que passou de 93 milhões de assinantes em todo o mundo, a Netflix também fez alguns prognósticos sobre o futuro do seu negócio e o dos concorrentes.
Em carta aos acionistas, o CEO da empresa, Reed Nastings, deu como certo de que a BBC vai começar a oferecer suas séries integralmente na internet antes mesmo que estreiem na TV. É o sistema que a Netflix implantou com "Lilyhammer" (2012) e "House of Cards" (2013), alterando drasticamente a forma de se assistir televisão.
"Presumimos que a HBO não está muito atrás da BBC", acrescentou Hastings, lançando grande expectativa no mercado. Afinal, o canal americano segue divulgando as suas séries no sistema tradicional, ou seja, um episódio por semana na TV e, em seguida, na internet.
Divulgada pelo jornal britânico "The Telegraph" no último dia 10, a informação de que a BBC vai adotar este novo método de exibição de séries ainda não foi confirmada oficialmente. A HBO também não fez nenhum comentário sobre a previsão do CEO da Netflix.
O curioso é que este relatório da Netflix ignora a experiência feita pela Globo em setembro de 2016. Pela primeira vez, a emissora brasileira colocou em seu aplicativo na internet, de uma só vez, 11 episódios de "Supermax", guardando apenas o último para exibição inédita na TV.
Em maio de 2015, a NBC fez uma experiência semelhante, colocando todos os 13 episódios de "Aquarius", protagonizada por David Duchovny, em seu site no mesmo dia da estreia do primeiro episódio na TV.
As experiências, tanto a americana quanto a brasileira, aparentemente não renderam os resultados esperados. No caso de "Supermax", apesar de ter atraído um público mais jovem, um dos objetivos da emissora, a série registrou baixa audiência ao ser exibida na TV. Até o momento, a Globo não confirmou se fará uma segunda temporada.
A Netflix sempre cita o mercado brasileiro como estratégico por ter sido um dos primeiros lugares onde se instalou. Nas palavras de Hastings, foi um laboratório onde aprendeu a atender clientes internacionais.
Atualizado às 19h
Veja também
Enquanto Netflix avança na conquista do mundo, Globo mostra suas armas
Pior audiência de série da Globo na história, Supermax atrai público jovem
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.