Topo

Documentário mostra os fatos reais recriados na série “The Crown”

Mauricio Stycer

30/12/2016 18h25

thecrownrealevents
Uma das mais conhecidas produtoras de cinejornais no século 20, a British Pathé digitalizou todo o seu precioso arquivo e, por meio de um canal no You Tube e do seu próprio site, oferece amostras grátis do que dispõe.

Agora no final de 2016, por exemplo, a empresa colocou no ar um minidocumentário, de 36 minutos, intitulado "The Crown: the real events". O filme reúne cinejornais dos anos 40 e 50 que relatam episódios históricos sobre a família real e o governo britânico na época. Estes filmes curtos eram exibidos nos cinemas como aperitivo ao longa-metragem em cartaz.

Seguindo a cronologia que se vê na série "The Crown", no Netflix, o documentário da British Pathé exibe cinejornais sobre o casamento de Elizabeth e Philip, a volta de Churchill ao poder, a morte do rei Jorge 6º, a coroação da rainha, a neblina mortal que atingiu Londres e o interesse sobre o namorado plebeu de Margaret, entre outros assuntos.

Para quem viu ou está vendo "The Crown", é curioso observar os eventos sob a perspectiva de fora, retratados com uma visão simpática e "chapa branca", tal como faz a British Pathé. Veja abaixo (em inglês):

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.