Topo

SBT reclama de variação de dados do Ibope de até 8% a favor de rivais

Mauricio Stycer

16/12/2016 16h32

carinhadeanjodulcemaria
Os números atestados na medição em tempo real do Ibope ao longo de um dia são, normalmente, corrigidos pelos dados consolidados, divulgados na manhã seguinte. Há sempre algumas pequenas variações, mas o SBT tem notado que esta "correção" está beneficiando com frequência maior suas concorrentes Globo e Record.

Na noite desta quinta-feira, por exemplo, "Carinha de Anjo" registrou, segundo dados prévios, 11,9 pontos. No consolidado, houve um acréscimo de 0,1, elevando a audiência para 12. No horário em que a novela infantil do SBT era exibida, a Record marcou 13,4 pontos na prévia – índice que saltou para 14,5 no consolidado (1,1 a mais) – um aumento de 8%. Já a Globo foi de 23,5 para 24,3 (0,8 a mais).

Na mesma noite, mas mais cedo, durante a exibição de "A Gata", na faixa das 18h30, o SBT viu a sua audiência ser corrigida de 7,4 para 7,5, enquanto a da Globo ia de 22,5 para 23,6 (mais 1,1) e a da Record passava de 10 para 10,7 (mais 0,7).

Já o "SBT Brasil" foi de 7 para 7,1 no consolidado, enquanto a Record, no horário, foi de 9,8 para 10,5 (mais 0,7) e a Globo passou de 24,1 para 24,9 (mais 0,8).

Procurada às 13h, a assessoria do Ibope informou que o instituto se posicionaria a respeito do questionamento. Pedi que a resposta fosse enviada até as 16h30, o que não ocorreu. Publicarei a resposta do Ibope assim que ela for enviada.

Ibope responde

Os dados apresentados pelo Realtime são considerados "prévios". As informações em tempo real servem de parâmetro para os índices de audiência de determinado programa durante a sua exibição; porém, a tomada de decisões estratégicas deve considerar possíveis atualizações nos dados consolidados, o Overnight, entregues no dia seguinte.

Essa diferença entre os dados acontece porque há diversas regras de controle de qualidade que são aplicadas parcialmente no Realtime (devido à própria natureza de reporte do dado, minuto a minuto) e integralmente no dado consolidado, que justamente por isso é considerado o oficial. Por exemplo: no caso do Realtime, toda informação coletada é considerada no processamento, enquanto que nos dados consolidados é aplicado um processo de validação das informações coletadas.

A Kantar IBOPE Media aplica as mesmas regras de qualidade para todos os dados de audiência referentes a todos os programas e emissoras participantes da aferição de audiência da empresa.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.