Topo

Faro sabia que menino e Leonardo se conheciam, mas omitiu a informação do público

Mauricio Stycer

14/12/2016 01h01

Maior audiência da história da "Hora do Faro", o programa do último domingo (11) enganou o público a respeito do seu momento mais importante. O cantor Leonardo e o menino de 5 anos que supostamente se encontraram pela primeira vez no palco da Record, na verdade, já haviam se encontrado antes. Mais grave ainda, o apresentador Rodrigo Faro sabia disso e omitiu a informação aos espectadores.

A situação veio a público nesta terça-feira (13), quando o colunista Flavio Ricco, do UOL, noticiou que o menino Felipe se encontrou com Leonardo no camarim do cantor depois de um show em Barretos, em agosto – fato documentado em uma reportagem da EPTV, afiliada da Globo na região.

Diante da repercussão da notícia, a assessora de Leonardo, Ede Cury, disse a Sonia Abrão, durante "A Tarde É Sua" desta terça, que Rodrigo Faro sabia de tudo, mas preferiu não mencionar o fato em seu programa.

"Lá no programa, gravando, o Rodrigo Faro perguntou para o menino: 'Você conhece o Leonardo?' 'Sim. Eu conheço. Fui no camarim dele em Barretos e conheci ele lá'. O único equivoco foi não ter colocado no ar. E isso o Faro gravou. Eu estava lá, eu vi", disse Ede (veja aqui).

faromeninoleonardo2
Quem assistiu à "Hora do Faro" foi levado a acreditar que se tratava do primeiro encontro entre Leonardo e o menino. O GC (gerador de caracteres) da Record informou: "Felipe tem só 5 anos e sabe tudo sobre o Leonardo. Hoje ele vai realizar o sonho de conhecer o ídolo!"

No momento em que Leonardo entrou no palco e Felipe reconheceu o ídolo, os dois se abraçaram longamente. Faro gritou: "Meu Deus do Céu!!! Ele conheceu o ídolo dele!!!!" Foi o pico de audiência do programa – bateu em 17 pontos, superando o "Domingão do Faustão", e encerrou com média de 13,8.

Na noite de terça-feira questionei Faro sobre o fato. O apresentador confirma a versão de Ede Cury, mas não concorda que enganou o público, nem vê nenhum erro em sua conduta. Registro a sua opinião, apesar de não concordar com ela:

"Eles se encontraram em Barretos, por 30 segundos. Mas se conheceram no meu programa. A gente não suprimiu informação. A gente não sabia que ele tinha aparecido nesta matéria da EPTV. Ele me disse que esteve com o Leonardo por 30 segundos no camarim. Como eu vou dizer isso?".

E mais: "O fato de ele ficar 30 segundos no camarim com o Leonardo, pra mim, não é conhecer alguém. Se for assim eu conheço a Madonna, o Michael Jackson, a Lady Gaga. Porque já estive em locais onde eles estavam, eles olharam pra mim, me cumprimentaram, mas eu não conheci".

"Eu não sabia que ele tinha aparecido na Globo. Mas outro apresentador, sabendo disso, diria: 'então não vou fazer mais nada'. E quando esse menininho ia realizar o sonho dele? Você viu o quanto ele chorou quanto encontrou o Leonardo. Se tivesse sido tão marcante o primeiro encontro, ele ia chorar daquele jeito no palco? E o Leonardo ia chorar daquele jeito?"

Insisto que o espectador foi enganado pela "Hora do Faro", independentemente da emoção do menino ou do cantor. O apresentador não podia ter dado a impressão que eles estavam se encontrando pela primeira vez, como fez.

Veja também
Menino que conheceu Leonardo no programa do Faro já era conhecido do cantor
Vitória sobre a "Dança dos Famosos" no Ibope foi "histórica", diz Faro

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.