"A Lei do Amor" teve prólogo de cinco capítulos por causa de uma única cena
De 2011 para cá, de "Fina Estampa" à "A Lei do Amor", a Globo exibiu dez novelas no horário das 21h – e sete delas utilizaram algum tipo de prólogo nos capítulos iniciais.
O recurso, que vem do teatro clássico, tem a função de apresentar os principais personagens e explicar as origens dos conflitos que ocorrerão no desenrolar da trama.
O de "A Lei do Amor" terminou nesta sexta-feira (07), quando a novela deu um salto de 20 anos. A partir de agora, e até o fim, a história vai se passar nos dias atuais. Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, porém, não foram muito felizes nesta introdução.
Os primeiros quatro capítulos da novela giraram quase que exclusivamente em torno de uma única situação – o amor de Helô (Isabelle Drummond) e Pedro (Chay Suede) e os esforços do pai e da madrasta dele, Fausto (Tarcisio Meira) e Magnólia (Vera Holtz), para separá-los.
Sem muita preocupação em construírem situações críveis, os autores apelaram, sem nenhuma sutileza, aos clichês mais óbvios e conhecidos para chegar à cena que encerrou o capítulo de quinta-feira (06) e abriu o de sexta: o flagrante forjado por Magnólia, que levou Helô a ver Pedro nos braços (imagem no alto) de Suzana (Gabriela Duarte).
Foi um prólogo preguiçoso e pouco criativo, bem diferente de alguns outros que o espectador assistiu nos últimos anos. Cito, por exemplo, a introdução vertiginosa de "Avenida Brasil", a abertura de "Em Família", tão boa que podia ter sido uma minissérie, ou a de "Império", com um elenco de alto nível, que curiosamente revelou Chay Suede (relembre no álbum abaixo os prólogos das últimas sete novelas).
Maria Adelaide e Villari, enfim, não investiram muito esforço neste início de "A Lei do Amor". Espero que agora, tendo começado de fato, a novela seja mais convincente.
Veja também
Elenco de "A Lei do Amor" provoca críticas antes mesmo da estreia
Perda de Ibope da estreia de A Lei do Amor está dentro da média do horário
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.