Topo

O que um livro de 2007 está fazendo em uma novela passada em 1995?

Mauricio Stycer

06/10/2016 18h27

leidoamordetetivelivroA escritora Candace Bushnell é mais conhecida pelas crônicas de "Sex and the City", que deram origem à célebre série da HBO, em 1998. Ela também publicou alguns romances, entre os quais "Lipstick Jungle", em 2005, que deu origem a uma outra série de TV, com este mesmo título, em 2008, na NBC.

selvadebatom"Lipstick Jungle" foi lançado no Brasil em 2007, com o título de "Selva de Batom" (editora Record, 488 págs., R$ 62,90). O livro conta a história três amigas na faixa dos 40 anos, bem-sucedidas, morando em Nova York.

É um livro pesado, daqueles que ficam em pé na estante. Isso talvez explique porque ele aparece em destaque entre os livros de Vitória (Sophia Abrahão), bem visível quando Ciro (Mauricio Destri) se recosta ao lado da estante para conversar com a jovem, no capítulo de quarta-feira (5)

O único problema, como notou o "detetive" Luiz Toniato, é que um livro publicado em 2007 jamais poderia estar na estante de uma moça que mora no interior de São Paulo em 1995. Será que a própria Sophia Abrahão está lendo a obra e a esqueceu em cena?

Não é um erro que afete em nada o desenvolvimento da história de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. Mas são detalhes pequenos como este que fazem a alegria de noveleiros entusiasmados.

leidoamordetetivemetro
Outro erro no mesmo capítulo, percebido pelo "detetive" Gilvan Marques, ocorreu quando Helô (Isabelle Drummond) se vê perdida no metrô de São Paulo. A placa acima de sua cabeça indica duas estações que não existiam em 1995: Vila Madalena (inaugurada em 1998) e Vila Prudente (de 2010).

Veja também
Passagem de 20 anos em "A Lei do Amor" acontece na sexta; veja o que muda

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.