Topo

Figuras da TV e do You Tube dividem o interesse dos jovens, mostra pesquisa

Mauricio Stycer

02/10/2016 14h04


Tentando entender com quem os jovens mais se identificam hoje em dia, uma nova pesquisa, divulgada neste domingo (2) pelo "Meio & Mensagem", voltou a apontar um resultado já percebido pelo mercado publicitário: os donos de canais no You Tube rivalizam com apresentadores e atores da televisão na preferência deste público.

No ranking, o apresentador Luciano Huck, da Globo, aparece em primeiro lugar, seguido pelo you tuber Windersson Nunes (no alto, ambos no "Caldeirão do Huck, em 2015). Em terceiro, está o casal Leon e Nilce, do canal Coisa de Nerd (veja o Top 20 no pé do texto).

A segunda edição da pesquisa "Os Novos Influenciadores – quem brilha na tela dos jovens brasileiros", realizada pela empresa Provokers para o Google e o "Meio & Mensagem", registrou resultados semelhantes ao da primeira pesquisa, realizada em 2015 e divulgada em janeiro deste ano.

O levantamento se divide em dois estudos. No primeiro, foram ouvidos 1,5 mil pessoas, entre homens e mulheres entre 14 a 55 anos, das classes A, B e C, de três regiões do País: Sul (Porto Alegre), Sudeste (São Paulo capital, São Paulo interior e Rio de Janeiro) e Nordeste (Salvador e Recife). No segundo, mil pessoas, entre homens e mulheres de 14 anos a 17 anos, nas mesmas regiões.

As conclusões do estudo reforçam a ideia de que os jovens estão cada vez menos interessados na televisão tradicional. Segundo a pesquisa, 89% dos adolescentes declararam estar conectados enquanto assistem TV e 85% não prestam atenção à TV enquanto assistem. Outros dados: 89% afirmam que os celulares são os dispositivos mais usados para assistir vídeos na internet e 83% assistem vídeos na web quando buscam conteúdo não disponível na TV.

Como ocorreu na primeira versão, ao buscar definir quais são as celebridades admiradas pelos jovens o estudo chegou a este mix de nomes com visibilidade na TV e figuras proeminentes no You Tube. Segundo a pesquisa, a definição de uma personalidade, para os jovens, está ligada a autenticidade (16% das respostas), originalidade (15%), inteligência (12%) e senso de humor (11%).

É interessante observar que o youtuber Whindersson Nunes, segundo colocado no ranking, protagonizou este ano um quadro no "Fantástico", da Globo. Entre as figuras da TV, o único nome não vinculado à Globo é o de Danilo Gentili (SBT).

Top 20
1. Luciano Huck
2. Whindersson Nunes
3. Leon e Nilce (Coisa de Nerd)
4. Danilo Gentili
5. Taís Araújo
6. Luba
7. Lázaro Ramos
8. Tatá Werneck
9. Kéfera
10. Júlio Coccielo
11. Cauã Reymond
12. Taciele Alcolea
13. Marina Ruy Barbosa
14. Juliana Paes
15. Caio Castro
16. Bianca Andrade (Boca Rosa)
17. Cléo Pires
18. Leo Stronda
19. Rayza Nicácio
20. Felipe Neto

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.