Topo

HBO promete para “futuro próximo” assinatura à la carte, livre de TV a cabo

Mauricio Stycer

30/09/2016 14h00

gameofthrones2Dona de um dos melhores catálogos de séries, a HBO lançou em abril de 2015, nos Estados Unidos, um serviço de assinatura à la carte, pelo qual o cliente tem acesso ao conteúdo produzido pelo canal de forma direta, sem ser obrigado a assinar qualquer pacote de TV paga.

Este serviço, chamado de HBO Now, custa US$ 15 mensais (cerca de R$ 50) e já conta cerca de 1 milhão de assinantes. O usuário tem acesso tanto a programas atuais, como "Game of Thrones", quanto a séries do acervo.

Há alguns anos a empresa promete lançar serviço semelhante no Brasil, mas até agora a data não foi fixada. Esta semana foi anunciada no país a reforma de sua plataforma digital, a HBO Go. Ela permite que assinantes de TV paga com pacotes que incluem a HBO possam ter acesso ao conteúdo do canal na hora que desejarem não apenas em TVs, mas por meio de laptops, smartphones etc.

"Esta atualização da plataforma também é um passo necessário para permitir, posteriormente, um serviço à la carte', por meio da assinatura pela internet", informou a HBO em comunicado à mídia. Questionei a empresa: Quando será oferecido o serviço à la carte no Brasil? Por esta demora? Há pressão das operadoras? O que esta atualização do Go prepara para o à la carte?. A resposta da empresa foi vaga:

"No início do ano, a HBO Latin America anunciou o plano de oferecer serviço 'à la carte' da HBO GO, por meio da assinatura pela internet, na Argentina e no Brasil. Para isso, a migração para a versão recém-atualizada da plataforma era necessária. Dado esse passo, a HBO segue em contato com todos os parceiros envolvidos para afinar os últimos detalhes para que o serviço esteja disponível num futuro próximo".

Vamos aguardar o futuro chegar…

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.