Topo

Gazeta desautoriza funcionário e nega censura a vídeo de Ronald Rios

Mauricio Stycer

29/09/2016 06h01

Às 16h30 desta última terça-feira, 27, publiquei no blog um texto intitulado Veja a piada citada como causa do fim do programa de Ronald Rios na Gazeta. Junto, exibia um vídeo, banido do site da emissora e do You Tube, obtido de uma fonte anônima, no qual o apresentador fazia uma piada com Edir Macedo, líder da Igreja Universal e dono da Record.

Três horas e dezesseis minutos depois, às 19h46, chegou um e-mail da Fundação Cásper Líbero pedindo o contato da área jurídica do UOL porque "a matéria em questão utiliza um trecho em vídeo com direitos autorais da emissora TV Gazeta".

O UOL entendeu o recado e me pediu que tirasse o vídeo do ar. Expliquei a história no texto Gazeta censura publicação de vídeo que teria motivado demissão de Ronald.

ronaldedirNão vou repetir o que está naquele post – ali há, basicamente, um resumo do imbróglio que levou ao fim do programa "A Semana de Ronald Rios" por conta, tudo indica, daquela piada. Apresento a posição do apresentador e os argumentos da emissora.

Um dia depois da publicação, por volta das 12h desta quarta-feira (28), a Gazeta me procurou para informar não houve "qualquer recomendação direcionada ao site UOL" para a retirada do vídeo. Respondi à emissora enviando o e-mail recebido. Às 18h45, a emissora voltou a me procurar para dizer que o email mandado ao UOL não era um "posicionamento oficial da emissora".

Para não deixar dúvidas, perguntei: 1. A mensagem enviada ao UOL não é oficial, ainda que tenha sido mandada por um funcionário da Fundação Cásper Líbero? 2. Posso republicar o vídeo? A resposta: "Exato. Não é oficial por ter sido um funcionário que não tinha autonomia para isso. O vídeo está liberado."

Então, ficamos assim: a Gazeta não censurou a publicação no UOL da piada de Ronald Rios. E republico o vídeo no alto deste texto.

Para quem não acompanhou a história, recomendo a leitura deste texto:
Gazeta censura publicação de vídeo que teria motivado demissão de Ronald

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.