Topo

Globo deixa a TV de lado e oferece “binge-watching” online de nova série

Mauricio Stycer

10/09/2016 12h49

supermaxgeralCom estreia programada para o dia 20, uma terça-feira, a série "Supermax" será colocada à disposição para assinantes da plataforma digital da Globo já a partir da próxima sexta-feira (16). E não será apenas um episódio, para "degustação", como a emissora tem feito, mas 11 episódios de uma só vez.

A experiência de ver na hora que quiser, do jeito que bem entender, não será completa porque a Globo guardará o 12º – e derradeiro – episódio para exibição simultânea na televisão. Ou seja, quem fizer "binge-watching" e assistir os 11 capítulos de uma só vez terá que esperar quase três meses para ver o final.

Ainda assim, trata-se de iniciativa inédita, que mostra a preocupação da emissora em oferecer um tipo de serviço que parte dos seus espectadores já conhece por meio do Netflix ou, mesmo, do consumo de séries por DVD.

brunamarqusinenadaseraEm um movimento parecido, mas menos ousado, no dia 23, uma sexta-feira, a Globo colocará na sua plataforma digital o primeiro capítulo de 'Nada Será Como Antes', que só estreará na TV no dia 27, terça. A série terá sempre um episódio antecipado, às sextas-feiras, para os assinantes do serviço.

A decisão de colocar 11 episódios inéditos de uma série de uma só vez na internet mostra o esforço, por parte da Globo, de ampliar o alcance do seu conteúdo. É também um reconhecimento que os serviços de streaming oferecem, de fato, uma concorrência à TV tradicional.

Uma questão nova que a iniciativa coloca diz respeito à audiência. A Globo parece estar segura que não perderá público mostrando a série online. Ao contrário, imagina ampliar o seu universo de espectadores. Será interessante acompanhar, se for possível, os números de audiência da nova experiência.

Veja também
Elenco de "Supermax" aprendeu a reagir a perna amputada e estrangulamentos

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.