Topo

No confronto de talk shows, briga de Porchat no Ibope é com Gentili

Mauricio Stycer

09/09/2016 12h33

talkshwosdeizdiasporchat
Exibidos dez episódios do "Programa do Porchat", os dados do Ibope em São Paulo mostram que o principal concorrente do talk show da Record é o "The Noite", de Danilo Gentili, no SBT. O "Programa do Jô", na Globo, se mantém na liderança com uma certa distância dos dois.
porchatsasha2

gentilibelagiljosoaresfaustaoOs dados acima, coletados pelo blog, mostram a audiência dos três talk shows desde a estreia do "Programa do Porchat" em 24 de agosto. Como a atração da Record vai ao ar de segunda a quinta, não estão incluídos os números de sexta-feira (26 de agosto e 2 de setembro) dos programas do SBT e da Globo.

Porchat registrou média de 5,19 pontos nestes primeiros dez programas, enquanto Gentili marcou 5,13 e Jô Soares ficou com 5,97. Se incluirmos as duas sextas-feiras, a média do talk show da Globo sobe para 6,40 (a entrevista com Faustão marcou 10 pontos) e o do SBT cai para 5,01.

É verdade também que o "Programa do Porchat" registrou audiências fora da curva nos dois primeiros dias (9,2 e 6). Excluindo estes dois resultados, a média cai para 4,58 – talvez um número mais próximo da realidade.

Dos três, o talk show da Record é o único que vai ao ar sempre no mesmo horário, à 0h15, por conta de obrigações da emissora com a Igreja Universal de madrugada. Os programas da Globo e do SBT oscilam muito na grade e raramente tem ocorrido confronto dos três ao mesmo tempo.

Porchat x Gentili

O SBT tem monitorado os confrontos entre os dois programas. Neste período, Porchat e Gentili ficaram no ar ao mesmo tempo em nove dias – com vitórias para o talk show do SBT em sete ocasiões. O tempo de confronto varia de três a 49 minutos, dependendo do dia.

A principal vitória de Porchat ocorreu na estreia: 8,89 contra 4,99; a outra foi no dia 29 (3,95 a 3,68). Em todos os demais "choques" entre os dois talk shows, Gentili se saiu melhor. No mais recente, na noite desta quinta-feira (8), ao longo dos 20 minutos em que se enfrentaram, o SBT superou a Record por 4,84 a 3,79.

UOL Vê TV: Quem vai substituir Jô Soares?

Veja também
Jô Soares: "Não sou eu que está deixando a TV; é a TV que está me deixando"
Falando da Globo, Porchat testa limites e vê até onde pode ir na Record
Na defensiva, Gentili volta dizendo que querem tirar o "The Noite" do ar

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.