Topo

“Gente comum” e chef paternal são diferenciais da “Batalha dos Cozinheiros”

Mauricio Stycer

29/06/2016 01h01

batalhadoscozinheiros

Causou espanto a decisão da Record de lançar o seu novo programa no mesmo dia e horário do concorrente da Band — a ideia por trás da "Batalha dos Cozinheiros" é muito semelhante à do "MasterChef". Em resumo, ambos apresentam cozinheiros amadores em busca de reconhecimento, fama e um prêmio em dinheiro.

Ao final da exibição do primeiro episódio é possível dizer que a aposta não é de todo sem sentido. O formato da Discovery Networks e da Cake House Media (produtora do Buddy), coproduzido pela Record e pelo Discovery Home & Health, conseguiu propor algumas boas novidades ao gênero que a TV aberta brasileira abraçou com entusiasmo nos últimos anos.

A competição se dá entre duplas de pessoas com algum tipo de afinidade (avó e neto, irmãos, sogra e genro, pai e filha, comadres, dois amigos, concunhadas). Os primeiros 16 participantes tinham cara, de fato, de cozinheiros caseiros – "gente como a gente", sem afetação ou pretensão.

Buddy Valastro, o Cake Boss, é muito mais "pé no chão", menos metido, que o trio de jurados do programa da Band. Seus comentários são de pai para filho, sem o sadismo ou a maldade que fazem a fama de Erik Jacquin ou Henrique Fogaça.

Valastro diz coisas do tipo: "Cozinhou bem o frango? Olha lá… Não quero passar mal depois. Tenho quatro filhos pra criar." Ou, dirigindo-se a um rapaz que participou com a noiva: "Uma frase que você tem que aprender, vinda de um homem casado: 'sim, querida'."

No seu momento mais irônico e maldoso, o apresentador do programa disse a uma dupla que errou o ponto do steak: "A carne está bem crua, parece que vai mugir".

batalhadoscozinheiros4"Batalha dos Cozinheiros" apresentou algumas outras novidades. 1. As duplas entram por um corredor estreito, semelhante ao que lutadores passam antes de chegar ao ringue. 2. O programa conta com a participação de plateia, que grita, aplaude e vaia os candidatos. 3. As duplas precisam criar os pratos usando ingredientes inesperados, informados na hora.

Valastro submeteu as duplas a dificuldades como colocar tofu defumado num feijão tropeiro, ou fazer uma lasanha com abobrinha e linguiça toscana, acrescentar café em uma carne e abacaxi ou salsão a um prato de camarão.

Especializado em doces e confeitaria, Valastro está longe de ter o repertório de uma Paola Carosella. O apresentador se repete muito na avaliação dos pratos. "O cheiro tá ótimo", repetiu meia dúzia de vezes aos candidatos. "Uma cozinha bem brasileira, que esquenta a alma…", disse para outro, sem conseguir explicar o que estava querendo dizer.

Ainda assim, mesmo que os números de audiência não justifiquem a ousadia da Record de lançar o seu programa na noite do "MasterChef", "Batalha dos Cozinheiros" foi uma boa estreia e deixou no ar a promessa de boa diversão aos fãs do gênero.

Audiência: A estreia de "Batalha dos Cozinheiros" deixou a Record em terceiro lugar, com média de 7,1 pontos, atrás da Globo e do SBT. No horário em que foi simultaneamente ao ar, das 22h38 às 23h27, o "Programa do Ratinho" marcou 9,1 pontos de média contra 7,3 do reality de Buddy Valastro. Já o "MasterChef" bateu o recorde da terceira temporada, com 6,4 pontos de média.

Overdose?

País das telenovelas (são 17 no ar, atualmente), o Brasil está também se convertendo no reino das competições de culinária.

superchefcelebridadesCom a estreia de "Batalha dos Cozinheiros" nesta terça (28) e de "SuperChef Celebridades" (esq.), no "Mais Você", na próxima segunda (04), serão quatro as competições gastronômicas ocorrendo ao mesmo tempo na TV aberta.

As atrações Record e da Globo se somam ao "MasterChef", às terças, na Band, e ao "Bake Off Brasil – Mão na Massa", aos sábados, no SBT.

Com exceção do quadro no programa de Ana Maria Braga, os demais surfam na descoberta de que competições deste tipo fazem sucesso no horário nobre. A estreia do "MasterChef", em setembro de 2014, mostrou o potencial de audiência e publicidade deste segmento.

Em tempos de crise, como os atuais, a possibilidade de contar com público e patrocinadores vale ouro. Resta ver se este excesso de oferta não provocará indigestão.

Adendo: Na TV paga é possível ver quase todos estes programas. O Discovery Home & Health exibe "Batalha dos Cozinheiros" (estreia na sexta, 1º de julho, às 21h40), "Masterchef Brasil" (às sextas, às 19h30) e "Bake Off Brasil: Mão na Massa" (às terças, às 20h30).

Veja também
Crise faz Cake Boss deixar abertura de loja no Brasil para 2017
Cake Boss lança novo reality na Record: "Tenho pena do 'MasterChef"'
Com Cake Boss e briga na cozinha, Record entra na batalha dos realities
"Super Chef", de Ana Maria Braga, é o programa certo na hora errada

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.