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Apesar do otimismo da Record, Ibope de "Os Dez Mandamentos" está em queda

Mauricio Stycer

25/04/2016 12h59

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A Record tem se mostrado otimista, divulgando números de audiência que comprovam o bom desempenho da segunda temporada de "Os Dez Mandamentos". Na última sexta-feira (22), a emissora informou que, em São Paulo, os primeiros dez capítulos registraram índices 28% superiores aos primeiros dez episódios da primeira temporada, exibida em março de 2015 (média de 15,5 contra 12,1 pontos).

A divulgação destes números ocorreu justamente no momento em que a novela atingiu o seu pior desempenho, chegando a 12 pontos. Pode-se culpar o feriado de Tiradentes (21), que derrubou a audiência de todas as emissoras. Mas o fato é que a terceira semana de "Os Dez Mandamentos" confirmou uma tendência de queda no Ibope que já havia sido notada na segunda semana (veja o gráfico acima).

Como já escrevi, há várias maneiras de ler os números do Ibope. A comparação feita pela Record é legítima, mas não oferece uma dimensão completa do desempenho da novela no Ibope. Se entendermos que esta nova temporada é uma continuação da anterior, como de fato é, faz muito mais sentido comparar os últimos 10 capítulos da novela exibida no ano passado com os 10 primeiros da história que está no ar.

Em novembro de 2015, "Os Dez Mandamentos" registrou 24 pontos de média na penúltima semana e 20 na última. Agora, em abril de 2014, a nova fase marcou 16,12 na primeira semana e 14,58 na segunda. A perda de público salta aos olhos.

Mais preocupante ainda é a análise dos números dos primeiros 15 capítulos da segunda temporada. "Os Dez Mandamentos" vem perdendo público seguidamente. Afetada pelo feriado, a média da terceira semana foi de 13,54. Entre o primeiro e o 15º capítulo a novela perdeu 33% dos espectadores.

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Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.