Topo

Leitor aponta furos, omissões e esquecimentos no fim de “A Regra do Jogo”

Mauricio Stycer

12/03/2016 10h57

Colaborador frequente do blog, o leitor Mr. Novela me enviou uma longa mensagem logo depois do término de "A Regra do Jogo" inconformado com a falta de explicação e lógica para diversos desfechos da novela. Ele também crítica várias soluções de João Emanuel Carneiro. Reproduzo abaixo as suas principais observações:

Como o filho de Atena com Romero (ou seria com Ascânio?) é bem mais novo que Djanira, filha de Toia com Romero?

Reparou que Romero salvou Juliano no final assim como Carminha salvou Nina ao fim de "Avenida Brasil"?

Os gêmeos de Úrsula e Duda apareceram à mesa depois da passagem do tempo de três anos, mas não houve nenhuma menção a eles.

Vavá tinha ficado com Duda no penúltimo capítulo, pelo que pareceu. Mas no último acabou ficando com Janete, que mudou de novo, começou a falar errado de repente, na cena na casa de Adisabeba. E a gerente de Adisabeba não tinha voltado a ser Tóia, depois virou Janete?

Merlô virou o Mr. Catra, ok, mas aquelas crianças todas, filhas das outras "mandadas", a maioria que apareceu dançando com ele naquele matagal são adotadas? Têm todas bem mais de 3 anos, tempo da passagem de tempo.

Kiki não sentiu nada ao saber que Zé Maria estava fingindo o tempo todo e era um bandidão? O que Aninha achou ao saber que o pai foi preso? Ou não soube? O que disseram para ela?

regradojogogibsonmorreuKiki disse que Zé Maria deve ter mentido dizendo que matou Gibson para Aninha não crescer com a mãe presa também. Ué, mas Zé viu Kiki matando Gisbon? Ele sabia?

Da mesma forma que a morte de Gibson não foi suficiente para acabar com a facção (eles elegeram um novo pai e continuaram com os trabalhos), a prisão de Zé, o novo pai, também não deve ter sido. Mas a facção simplesmente sumiu? Mara e aqueles semi-figurantes se reorganizaram? Viraram bonzinhos? A facção acabou? Ninguém falou mais deles, Dante desistiu de acabar com a facção?

Zé agora não consegue mais fugir da cadeia, como fez antes? Mara não poderia mandar matá-lo para ele não entregar a facção (inclusive, mesmo visando tomar o controle da facção, ele havia delatado Mara antes)?

Juliano fez aquele discurso, na função de alter-ego do João Emanuel Carneiro, elogiando Romero ("tem um santo e um demônio dentro de você"), mas só agora e do nada resolveu ver que Romero tinha esse lado bom? Por quê? Agora acredita, e Toia também, que Romero estava de fato tentando salvar Toia naqueles momentos. Mas eles até ontem não achavam que a falsa morte de Romero era um plano dele e de Atena (ou seja, achavam que ele sequestrou Toia já com esse plano) para roubar Toia? E agora acham que Romero simulou a morte por quê?

regradojogozemariaO público ficou sem entender por que Zé Maria era um homem bom que ajudou Adisabeba e que todos consideravam um santo e ao mesmo tempo um assassino psicopata, que é capaz de ordenar a morte do filho, que ele sempre tentou proteger. Resolveu tomar o lugar de Gibson porque o bigodudo ordenou a morte de Juliano e, depois que toma, resolve que o filho irá morrer na sua frente.

O pior é que Zé poderia ter dado outra coronhada em Juliano ou atirado em sua perna, para ele não segui-los. Também não dá para entender por que Zé foi até onde estava Romero nem porque Noé chegou sozinho lá, não era mais fácil ter vindo com mais bandidos?

É sério que a morte de Djanira foi explicada dessa forma? Qual o sentido dela morrer e de Zé ter matado? Ela já sabia que ele era bandido há muito tempo, mas na hora da morte estava com uma leve dúvida. Se pegar aqueles capítulos, dá pra ver que não tinha sentido nenhum e que Zé sofreu com isso, em cenas dele sozinho.

Mudaram de última hora, creio que o assassino seria Juca, já que ele denunciou Zé para Dante e foi mencionado por um dos homens que colocou drogas na mochila de Juliano pela primeira vez.

Por sinal, Juca teve um final ridículo, foi apenas mencionado, solução rápida (e quando ele sair da cadeia, não voltará a atormentar Domingas?) Todo o núcleo Macaca foi resolvido em uma cena.

Adisabeba continiuou sendo possessiva como Merlô e tratando ele como criança? Ou mudou de última hora também?

Toia não sofrerá processo por tentativa de homicídio a Romero? Só porque ele está vivo, ela deixou de ter tentado matá-lo? Ela não é ré primária, foi presa no início da novela e só foi solta por ter bons antecedentes, mas agora não tem mais.

No vídeo abaixo, o meu balanço da novela:

Veja também
Final de "A Regra do Jogo": Romero leva tiro e morre nos braços de Atena
Nilson Xavier: Melhor se "A Regra do Jogo" tivesse sido uma novela curta ou uma série
Desde 2004,"A Regra do Jogo" é a quarta novela a reverter queda do Ibope

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.